Alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará visitam sede da Imprensa Oficial do Estado
Os alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA) fizeram uma visita técnica à sede da Imprensa Oficial do Pará (Ioepa), na manhã da última segunda-feira (13), para conhecerem as instalações do Parque Gráfico, com os maquinários onde são impressos os materiais gráficos e o setor de encadernação, além da Editora Pública Dalcídio Jurandir e do Arquivo Central.
Acompanhados pelo assessor João Barreto, observaram com atenção o funcionamento de cada área. “Foi muito gratificante fazer essa visita técnica, pois estamos saindo da sala de aula para vivenciar a parte prática, compreender como tudo funciona e perceber a importância do bibliotecário em todo o processo. Isso, sem dúvida, será muito importante para nós no mercado de trabalho”, destacou a estudante do curso de Biblioteconomia, Maria Suzane Sodré.
Segundo o professor da UFPA, Jetur Lima de Castro, a visita técnica à sede da Ioepa é importante para o aluno adquirir esse conhecimento prático sobre o funcionamento de uma instituição, as normas e as regras da ABNT e saber como editar um livro, ou seja, compreender na prática cada etapa. “Na Editora Dalcídio Jurandir, tivemos a oportunidade de vivenciar todo o processo, o que foi muito benéfico e representou uma aprendizagem significativa".
Ele informou ainda que o mercado exige uma atualização constante desses profissionais. “Não devemos nos limitar apenas à questão dos livros, devemos olhar para a produção audiovisual, a elaboração de jornais e outras áreas", concluiu.
Segundo o diagramador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Henos Silva, a visita tem uma importância significativa entre as instituições, pois demonstra um interesse em compreender o que é produzido aqui na nossa região. “Além disso, os futuros profissionais lidam também com essa etapa de catalogação, a organização de uma biblioteca, ou seja, a fase final. Então, é muito bom recebê-los aqui e poder ajudá-los de alguma forma", avaliou o diagramador.
(Com informações de Gilmar Xavier)