Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Feira de Turismo no RS dá retornos positivos para empresários e destinos no Pará

Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participou dos quatro dias do Festuris, em Gramado (RS), com a presença de todos os Estados brasileiros

Por Sâmia Maffra (SETUR)
14/11/2023 12h12

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e os empresários do setor turístico paraense celebram o retorno positivo dos quatro dias de participação no Festuris, em Gramado (RS), evento que contou com a presença de todos os Estados brasileiros, 40 destinos internacionais e mais de 100 “hosted buyers” (compradores qualificados).

“A participação do Pará em feiras é uma das ferramentas da estratégia de promoção do turismo executadas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para construção de uma rede de contatos no setor, apresentação de novas ofertas e novos produtos turísticos do Pará, e com apoio do trade estimular o ambiente de negócios”, afirmou o secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira. 

“No geral tivemos um retorno satisfatório de imagem, de presença e de visibilidade durante o evento. Conseguimos dar respostas aos questionamentos dos empresários e compradores do setor. Também tivemos o Chef Arturo Baez, de Parauapebas, que fez duas apresentações de gastronomia, com sua receita a base de ingredientes amazônicos como pescada amarela, com arroz cremoso de moqueca, jambu e camarões. Essa experiência gastronômica movimentou o estande”, explica o Allyson Neri, técnico da Setur. 

“Além disso, reunimos com duas das maiores operadoras de turismo do Brasil, a Schultz e a Agaxtur. E com a EHTL também. Fizemos a apresentação dos destinos Belém, Marajó e Santarém”, afirma Allyson, destacando a importância da rede de contatos e networking das feiras de turismo para o fortalecimento da imagem nacional e internacional do destino Pará.

Simone Pereira, do Hotel Marajó em Soure e presidente da Rede Feminina Viva Marajó, considerou o evento produtivo. Simone foi palestrante no painel “Mulheres que Transformam: Mulheres Fortes do Norte”, onde abordou sobre a hospitalidade e o comércio varejista, além da importância da figura feminina no trade turístico.

“É uma feira de muito fechamento e de grandes oportunidades. A região Sul gosta do destino do Norte. Fui convidada pela feira para ser palestrante e a nossa palestra foi sucesso. Ainda estou em Gramado (RS), por convite de fechamento de novo contrato”, destaca a empresária do setor hoteleiro no Marajó. 

Para Adriano Brito, da Mundo Geekos, o Pará precisa estar presente todos os anos na feira. “Eu já vou a essa feira há 15 anos, uma das melhores do Brasil, onde a gente consegue fazer negócio. Tive reuniões com várias operadoras que já atendemos e outras que estávamos prospectando”, conta o profissional que atua com turismo receptivo no Pará. 

“Fizemos cerca de 35 reuniões, falando e vendendo o Pará para estes agentes de viagens. Já fechamos inclusive alguns pacotes de grupos com agências do Sul que vão fazer Belém, Marajó e Alter do Chão, agora em 2024. Tivemos um saldo muito positivo, bons negócios foram feitos e vamos dar andamento no trabalho pós-feira, fazendo follow up”, conclui Adriano.

Texto de Israel Pegado / Ascom Setur