Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo do Estado avança com as obras de construção e pavimentação da vicinal Cuamba, na região do Baixo Amazonas

Por Kátia Aguiar (COHAB)
13/11/2023 14h33

É grande a expectativa pelas próximas etapas da obra de construção e pavimentação de 53 quilômetros da vicinal Cuamba, em Alenquer, na região do Baixo Amazonas. A obra do Governo do Pará, executada por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), avança com os trabalhos de terraplanagem e instalação de rede de drenagem de águas pluviais.

Com um população de 6 mil habitantes naquela localidade, quem mora ao longo da estradaProfessa Camila conta que o asfalto transformará a vida de todos em toda a região. A professora Camila Carneiro detalha que a expectativa é grande pela conclusão da obra. “Ficaremos livres da poeira no verão e do lamaçal e atoleiro na época das chuvas. Nossa escola é polo e atende as comunidades do Maripá, Baixão, Muriçoca, Olho d'água, Terra Preta, todas  circuvizinhas serão beneficiadas com essa obra", relata.

Juliane SousaA estudante Juliane Sousa também detalha que a obra já  trouxe benefícios. “Essa estrada era muito feia, a gente trabalha com roça e era uma dificuldade levar as coisas para vender fora, só com as máquinas trabalhando já melhorou muito para nós“, detalha. 

A obra da vicinal Cuamba iniciou em setembro deste ano e tem prazo de conclusão de 24 meses. Segundo o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, trata-se de uma obra de integração, interligando Monte Alegre e Alenquer. "A partir da integração da PA-255 com a PA-427, encurtando distâncias e garantindo o fluxo de pessoas com segurança, diminuindo tempo de viagem e fazendo o escoamento da produção, garantindo acesso as escolas, serviços de saúde, tráfego de veículos da segurança pública, ebtre outros", pontuou Adler Silveira.

A pavimentação da vicinal Cuamba é mais uma obra na região da Calha Norte, com investimento do Tesouro do Estado superior a R$ 100 milhões. Para dar agilidade ao trabalho, a obra foi dividida em três lotes: dois de 17 quilômetros e o terceiro de 18,82 quilômetros de extensão, todos localizados entre o entroncamento da PA-255 ao entroncamento da PA-427, em Alenquer. Ainda estão sendo construídas duas pontes em concreto armado.