Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVEMBRO AZUL

Sespa leva à Praça da República serviços e informação sobre saúde do homem

Orientação sobre cuidados preventivos, vacinação e encaminhamento para exames e consultas beneficiaram centenas de pessoas na manhã de domingo

Por Caroliny Pinho (SESPA)
12/11/2023 17h26

Quem esteve na manhã deste domingo (12) na Praça da República, em Belém, conferiu a ação especial promovida pela Coordenação da Saúde do Homem, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em alusão à Campanha “Novembro Azul”. Entre os serviços foram ofertados aferição de pressão arterial; vacinação contra Influenza, Covid-19, HPV e Hepatite B; testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C; orientações para o público sobre prevenção e cuidados com a saúde do homem, encaminhamento para exames e consultas na rede estadual pública de saúde.

O advogado e professor de Música Terêncio Lopes, 38 anos, buscou por serviços de saúde. “Eu achei interessante essa iniciativa do governo, porque assim nós temos a oportunidade de nos cuidar e ter consciência sobre a importância da vacinação. Também é importante alertar sobre o autocuidado, e se preocupar com a saúde. Eu me cuido bastante, tento manter uma rotina saudável com exercícios físicos e boa alimentação. Mas nós, que temos muitas atividades no dia a dia, às vezes também esquecemos de alguns detalhes. Quando iniciativas como essa acontecem, elas nos lembram que está no período de se cuidar”, disse o professor.Governo leva à praça serviços gratuitos e conscientização ao público masculino

Durante a manhã foram realizadas 84 orientações em Enfermagem; 143 verificações de pressão arterial, temperatura e saturação; 102 vacinações; 74 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e 47 avaliações nutricionais. Também foram entregues 55 kits de saúde bucal; feitas 36 marcações de consultas com especialistas e 107 encaminhamentos para exames na Policlínica Metropolitana, em Belém.

Consultas e exames - “O nosso pacote da saúde do homem inclui todos os exames que eles precisam fazer, pelo menos uma vez por ano. Nós os encaminhamos à Policlínica Metropolitana, onde esse homem fará 18 diferentes tipos de exame, incluindo hemograma completo, eletrocardiograma e o PSA para verificação da próstata. No dia da consulta, ele precisa estar em jejum para realizar os exames e, após receber o resultado, ele passa com um clínico geral e, em caso de necessidade, já é encaminhado para um especialista na própria unidade”, informou Diego Cutrim, coordenador da Saúde do Homem na Sespa.

A programação nacional enfatiza os cuidados integrais com a saúde do homem. Inicialmente, era voltada principalmente ao câncer de próstata, mas após orientação do Ministério da Saúde as ações também incluem o combate às ISTs e doenças prevalentes no público masculino, como obesidade, problemas renais, hipertensão e diabetes, e na prevenção dessas patologias com vacinação e práticas saudáveis.

A Campanha “Novembro Azul” no Pará ocorre em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. “Os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres por não cuidarem corretamente da sua saúde, a partir de exames preventivos. Nós trouxemos hoje para a praça cerca de 100 alunos de Medicina para realizarem busca ativa, pois é importante que eles já conheçam como se dá a promoção de saúde, e como isso é importante para a saúde pública”, frisou Rui Mascarenhas, urologista e professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa).