Com gratuidade nos ônibus, candidatos vão com tranquilidade aos locais de prova do Enem
Pelo terceiro ano consecutivo, iniciativa do Governo do Pará facilita o acesso de estudantes ao Exame Nacional do Ensino Médio
José Arthur Barros precisou apenas da carteira e do comprovante de inscrição para ter acesso à gratuidade autorizada pelo Governo do ParáO estudante José Arthur Barros, 19 anos, chegou as 11 h deste domingo (12) a uma parada de ônibus na Rodovia BR-316, Região Metropolitana de Belém. O candidato ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se organizou para o segundo dia de provas do certame. Tecnologia da informação foi a área do conhecimento escolhida por ele. Tranquilo e com documentos e lanche em mãos, era só esperar para subir no ônibus, com a vantagem de não ter de pagar a passagem.
“Essa gratuidade foi muito importante para pessoas que não têm acesso ao transporte. Muitos estudantes não têm condições financeiras de pagar”, disse José Arthur, que vem se preparando com dedicação há três anos para conseguir uma vaga no ensino superior. “Eu escolhi uma escola técnica, a Escola de Ensino Técnico do Pará Tancredo Neves, para me preparar e ter um novo começo de vida”, contou o estudante. Seguindo o conselho da mãe, ele levou um terço de madeira para se sentir mais confiante durante a prova.Walace Sampaio usou a gratuidade nas duas etapas do Enem 2023
Tranquilidade – Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Pará, em parceria com os municípios, garantiu isenção da passagem de ônibus para os candidatos ao Enem. A ação dá o suporte para que os alunos possam ir e voltar com tranquilidade. O Pará tem quase 230 mil inscritos no Exame em 2023, nos 144 municípios.
“Esta é uma iniciativa para estimular a participação, para que, cada vez mais, os nossos estudantes façam a prova e mostrem o talento dos paraenses. Vamos mostrar que os paraenses são vitoriosos, como uma grande nota do Enem. Agora é cabeça tranquila e colocar em prática tudo o que você aprendeu. Sucesso na prova!”, desejou o governador Helder Barbalho.
Para utilizar o benefício, o candidato precisou apenas apresentar ao cobrador do coletivo o cartão Passe Fácil estudantil e o comprovante de inscrição, tanto na ida para o local de prova, quanto na volta para casa. Foi o que fez Walace Sampaio, 17 anos. “Pagar aplicativo, por exemplo, da minha casa até a escola ia sair muito caro, ainda mais num domingo. Essa gratuidade, pra gente que é estudante da rede pública, facilitou bastante. Foi um grande avanço. Usei na semana passada e hoje de novo”, disse o estudante, que quer cursar Licenciatura em Língua Estrangeira, na Universidade do Estado do Pará (Uepa).