Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PIONEIRISMO

Há 79 anos, Escola de Enfermagem da Uepa forma profissionais para as demandas da região

A instituição amplia as possibilidades de qualificação ao oferecer também doutorado em Enfermagem, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas

Por Governo do Pará (SECOM)
11/11/2023 13h23

O curso de Enfermagem do Campus IV da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, comemorou seu 79º aniversário de implantação na sexta-feira (10). A Escola de Enfermagem Magalhães Barata, no Campus IV, abriga o curso mais antigo da Uepa. Primeiro curso de Enfermagem do Norte do Brasil, a Escola de Enfermagem Magalhães Barata iniciou suas atividades em 1944 com 17 alunas, em regime de internato, contou a coordenadora do Campus IV e do Curso de Enfermagem, Maria Liracy Batista de Souza, durante as comemorações.A tradicional Escola de Enfermagem foi transformada no Campus IV da Universidade do Estado do ParáA tradicional Escola de Enfermagem foi transformada no Campus IV da Universidade do Estado do ParáFoto: Laís Teixeira / Arquivo Ascom Uepa

Atualmente, o curso de graduação, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), tem 1.007 alunos. Desse total, 52% estão em Belém e 48% distribuídos pelos campi da Uepa em 13 municípios, informou a professora Maria Liracy.

“Estes alunos, em processo de formação no curso de graduação de 5 mil horas, têm em sua trajetória todo o apoio do ensino de um corpo docente e técnico-administrativo estruturado e qualificado, além da parceria com as diversas redes de serviços de saúde e ensino. Contando ainda com a oportunidade de qualificação no mestrado e doutorado em Enfermagem. Este último recentemente aprovado, e se constitui no primeiro da Região Norte”, ressaltou a coordenadora.Foto: Sidney Oliveira / Ascom Uepa

Como já ocorre com o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEN), o doutorado em Enfermagem será em associação da Uepa com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A programação comemorativa incluiu painel sobre a história e exposição da trajetória histórica do curso de Enfermagem, e ainda apresentação da banda de música da Polícia Militar e o lançamento da programação “Rumo aos 80 Anos do Curso de Enfermagem: Uma História Contada por Quem Constrói Caminhos para a Saúde”.

O evento contou com a participação da vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana; do diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Emanuel Sousa; da vice-diretora do CCBS, Simone Beverly; da coordenadora do Campus IV e do Curso de Enfermagem, Maria Liracy Batista de Souza, e de representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Carla Fernandes; da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Raimundo Árias; do Conselho Federal de Enfermagem, Antônio Marcos Freire; do Conselho Regional de Enfermagem do Pará, Daniele Cruz; do Centro Acadêmico de Enfermagem, Glaiza Martins, e de alunos, professores e demais servidores da Uepa.Foto: Sidney Oliveira / Ascom Uepa

História - A Escola de Enfermagem do Pará foi criada em 10 de novembro de 1944 e, posteriormente, renomeada em homenagem ao interventor do Pará, coronel Joaquim de Magalhães Cardoso Barata. O objetivo era produzir conhecimento sobre as necessidades de saúde na região amazônica. O curso foi inicialmente organizado pela enfermeira canadense Mabel Faust, seguindo o modelo desenvolvido pela precursora da Enfermagem, Florence Nightingale. A criação teve o apoio do governo brasileiro, da Fundação Rockefeller (dos Estados Unidos) e da Organização das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Parte desta história também pode ser conferida no Museu da Enfermagem, dentro da Escola de Enfermagem Magalhães Barata.

Curso – Na Uepa, o curso é estruturado em regime regular semestral, possuindo duração mínima de cinco anos, sendo oferecido em Belém e nos campi de Santarém (Campus XII, na região Oeste), Tucuruí (Campus XIII, no Sudeste), Conceição do Araguaia (Campus VII, no Sul), Altamira (Campus IX, no Oeste) e Parauapebas (Campus XXIII, no Sudeste).

Por meio do Projeto Forma Pará, em formato intervalar, está presente nos municípios de Curuçá, Bragança e Mocajuba (Nordeste), São Sebastião da Boa Vista (Marajó), Goianésia do Pará e Bom Jesus do Tocantins (Sudeste) e Rio Maria (Sul).

O enfermeiro tem o potencial de transformar os modelos de cuidados para melhorar a saúde da população, de forma individual e coletiva. É qualificado para adotar uma abordagem holística, considerando a totalidade do ser humano, incluindo aspectos de consciência, subjetividade e espiritualidade.Profissionais que fazem parte da história do cursoProfissionais que fazem parte da história do cursoFoto: Sidney Oliveira / Ascom Uepa

Além disso, o exercício da profissão abrange assistência, ensino e gestão de serviços em saúde, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). As áreas de atuação são diversas e incluem cuidados em enfermagem e administração de saúde, bem como o envolvimento no ensino, pesquisa e extensão na área da saúde.

Serviços - No período da pandemia de Covid-19, a Escola de Enfermagem se destacou no enfrentamento da doença, com a participação de alunos e servidores. Pronta para acolher a população, foi também um dos principais postos de vacinação contra a Covid no Estado. A instituição continua como um dos pontos de aplicação de vacinas (somente contra Influenza e Covid-19), de segunda a sexta-feira, das 9 h às 12 h, e das 14 h às 18 h. O ambulatório também faz cadastro e primeira consulta em Enfermagem para alunos e servidores da Uepa, pelo ig @ambulatoriouepaenf ou (91) 9-8569-6832/ 9-8262-0316.

A Escola de Enfermagem segue expandindo os serviços para atender também, em breve, a comunidade acadêmica. Entre os serviços, o Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (Ampics), que tem como objetivo ampliar o cuidado integral à saúde, oferecerá diversas terapias, como auriculoterapia, ventosaterapia, meditação guiada, acupuntura e laserterapia. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9 h às 12 h, e das 12h30 às 17 h. Os agendamentos podem ser feitos pelo instagram @pics_ambulatoriouepa ou pelos telefones (91) 9-9346-4053/ 9- 8443-3955/ 9-8038-3318/ 9-8281-9451. A Escola fica na Avenida José Bonifácio, nº 1.189, bairro do Guamá, em Belém.

Texto: Diane Maués - Ascom/Uepa