Semas realiza capacitação de servidores com foco na elaboração de textos oficiais
Nesta sexta-feira, 10, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), encerrou o curso de Redação Oficial, no auditório da Semas, localizado no prédio-sede, no bairro do Marco, em Belém.
O curso foi realizado no período de 6 a 10 de novembro e teve como objetivo central a capacitação dos servidores da Semas na elaboração de textos oficiais. “A capacitação dos servidores da Semas é uma de nossas prioridades, e promover o curso de Redação Oficial, em parceria com a EGPA, tem como objetivo nortear os servidores na elaboração cotidiana de textos oficiais, tornando a comunicação administrativa mais eficiente e assertiva”, explica a secretária adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias, Lília Reis. Capacitação dos servidores da Semas para elaboração de textos oficiais
O plano de estudo ofertado inclui instruções gramaticais que podem contribuir para a melhora do texto, baseada numa percepção mais prática do que instrumental, com foco em aperfeiçoar a comunicação interna e externa dos servidores, fornecendo assim um serviço de qualidade para o cidadão paraense.
“Isso é de uma grande relevância, não só para os servidores enquanto representantes da secretaria, mas para a própria vida pessoal. Isso faz com que a comunicação tome uma dimensão mais precisa, de maior qualidade, porque você cria um padrão, um padrão de qualidade e uma comunicação mais bem elaborada, com coesão e coerência, com textualidade. Evita confusões, evita um texto mal escrito que pode prejudicar o cidadão. Então, você qualificando o servidor, você qualifica também a comunicação, não só a comunicação interna, como a comunicação externa da secretaria”, explicou Brahim Darwich Filho, professor de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC), que foi o responsável por ministrar o curso.
Para a servidora Anielle Sousa, o curso foi de extrema importância para a ampliação dos seus conhecimentos e empregação deles no seu dia a dia. “O curso foi muito importante para ampliar meus conhecimentos sobre os textos oficiais, além disso, durante o curso foram dadas várias dicas referentes à gramática e de como escrever um texto de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Todo o conhecimento aprendido durante o curso será empregado no meu dia a dia dentro da secretaria, haja vista que meu trabalho exige tais habilidades como: formulação de memorandos e ofícios”, afirmou
Assim confirma Elisama Moreira, que também participou da capacitação. "O curso foi de grande importância, pois nos trouxe orientações sobre a elaboração de documentos oficiais que produzimos rotineiramente na Semas, quanto à formalização textual, correções gramaticais e coerência das informações", finalizou Elisama.
Texto: Layza Farias - Ascom Semas