Seaster promove plenária e dialoga com representantes dos municípios do Estado sobre qualificação profissional
Na tarde da última quinta-feira (09), a Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promoveu uma plenária regional de planejamento e identificação de demandas relacionadas a qualificação social e profissional dos municípios do Estado, visando a melhoria para o programa Qualifica Pará.
O evento ocorreu no Sindicato dos Rodoviários, em Belém, recebendo a presença de gestores e técnicos de 6 municípios do Estado para debater acerca das características e necessidades de cada região. O secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda da Seaster, Miriquinho Batista, acompanhou o evento ouvindo e debatendo com os demais participantes.
“Esse é um momento muito importante, pois é quando a Seaster convida os munícipes ao debate acerca de suas problemáticas, suas necessidades e seus próprios planejamentos no que toca o programa Qualifica Pará. É extremamente necessário ouvirmos a sociedade, sabermos de suas demandas para que o Estado ofereça o melhor de seus programas e serviços. E quando falamos em qualificação, estamos falando de geração de empregos e qualidade de vida desta população”, reforçou o secretário.
O diálogo obtido a partir destas plenárias, assim como as informações anexadas por estes representantes no formulário desenvolvido pela Secretaria, irão servir de base para o planejamento de programas voltados à qualificação profissional e empregabilidade oferecidos pelo Governo do Estado, através da Seaster.
“Sempre foi um grande desejo nosso que este momento estivesse ocorrendo. Um diálogo direto com nossos gestores estaduais, para que falássemos de nossas demandas. Parabenizo a secretaria por esta iniciativa, pois este momento irá reforçar nossa base de trabalho para que consigamos proporcionar ações que, de fato, garantam maior empregabilidade, empreendedorismo e qualidade de vida ao povo de nosso município”, disse o secretário municipal de Assistência Social do Acará, Rudá Galileu.
O Qualifica Pará é o maior programa de qualificação do Estado. Um dos maiores investimentos em qualificação profissional já realizados: são R$ 56 milhões investidos em cursos voltados à população paraense de baixa escolaridade ou em situação de vulnerabilidade social.
Os cursos ofertados são das mais diversas áreas, com destaque para o serviço e o comércio, indústria, estética e áreas administrativas. Destacam-se: manutenção de celular, mecânica de motocicletas, habilidade em salão de beleza, vendedor de comércio varejista, panificação e confeitaria, artesanato em madeira, operador de máquinas pesadas e outros.
A coordenação do programa está sob responsabilidade da Seaster e conta com a parceria do Banco do Estado do Pará. Mais de 30 mil pessoas já foram beneficiadas nas 12 regiões.
Texto: Yuri Granha - Ascom/Seaster