Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APOIO AOS ESTUDANTES

Governo garante preparação voltada ao Enem para alunos do Estado

Por Isabela Quirino (EGPA)
10/11/2023 15h44

Cerca de 230 mil estudantes no Pará estão inscritos para participarem da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada neste domingo (12), e a preparação é parte fundamental para o sucesso na prova. Por isso, o Governo do Estado investiu nos últimos meses em iniciativas que oferecem oportunidades que garantem o conhecimento necessário para os alunos paraenses. 

“Este é um momento muito importante para aqueles que, entre outras coisas, almejam alcançar o ensino superior. Investimos fortemente ao longo do ano em recuperação da aprendizagem, com o Prepara Pará, por exemplo, que acompanhou nossos estudantes ao longo de todo o ano. Também tivemos o Enem Pará 2023, aulas nas Usinas da Paz, nas escolas estaduais, aulão de revisão. Tudo para que nossos estudantes tivessem as melhores condições para um bom resultado no exame”, destacou o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares. 

Durante essa semana, o Programa Enem Pará, promovido pela Seduc, realizou aulas da área de ciências da natureza e matemática nas UsiPaz de Belém, abertas para o público, e no cursinho da Escola Dom Pedro II, para estudantes de baixa renda do terceiro ano do ensino médio. 

A ansiedade não impediu a estudante Izabely Cristina de realizar uma boa prova na primeiraAluna Izabely Cristina etapa do exame, graças ao período de preparação realizado pela aluna da Escola Albanízia Oliveira. “Embora eu estivesse um pouco nervosa, chegando na hora de fazer a prova, senti que era o momento de colocar em prática todos os ensinamentos que a escola me passou”, disse. 

A Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima teve destaque no Enem 2022, quando 70% dos estudantes tiraram notas acima de 700 na redação do Exame. ”Eu acredito que por meio de simulados, estudos para redação e reforço para áreas exatas, a escola tem colaborado muito para o nosso desempenho e a boa desenvoltura. Eu realmente acredito que nós vamos obter um ótimo resultado por causa do compromisso que a escola tem com os alunos”. 

Além das aulas presenciais de revisão para a prova, também são disponibilizadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) aulas a distância pelo projeto Enem 2.0. Este ano, foram mais de 28 mil inscritos no Pará. 

A plataforma é voltada para os que não conseguem arcar com os cursos preparatórios ou não podem estar em aulas presenciais. Para as Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará, o curso oferece complementação de carga horária. 

Jackson Tavares, coordenador de Ensino a Distância da Sectet, destacou que a plataforma Enem Pará 2.0 tem uma inteligência artificial que ajuda na condução e no acompanhamento do aluno. “A iniciativa foi realmente bastante aceita. Até hoje não tivemos nenhuma reclamação ou problema em relação ao conteúdo, videoaulas. Nosso objetivo é que os alunos realmente tenham esse acompanhamento para fazer a prova”, finaliza.