Pará marca presença em feira de negócios turísticos B2B da América Latina no RS
Evento fomentador de negócios entre empresas debate o tema 'Capital Humano: chave da transformação' nesta edição 2023
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, participa entre os dias 9 e 12 de novembro da 35ª edição do Festuris, no Serra Park, em Gramado (RS). A feira de negócios turísticos é considerada umas das maiores da América Latina, destinada ao público, é o B2B, ou seja, para negócios entre empresas e não para venda ao consumidor final, o turista. O tema da edição deste ano é “Capital Humano: chave da transformação”.
A participação do Pará em feiras é uma das ferramentas da estratégia de promoção do turismo executadas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para construção de uma rede de contatos no setor, apresentação de novas ofertas e novos produtos turísticos do Pará, e com apoio do trade estimular o ambiente de negócios.
Há 35 anos, o Festuris busca conectar marcas, destinos e pessoas para contribuir no desenvolvimento do Turismo, em especial do chamado Cone Sul. Em 2022, na maior edição de todas já realizadas, 40 destinos internacionais buscaram o evento para se promover no Brasil. A cada ano, o Festuris lança tendências trazendo o melhor do turismo brasileiro e internacional para a vitrine gerando oportunidades de negócios ao trade.
“É importante marcar presença no Festuris para falar do destino e falar dos novos produtos que existem aqui no Estado do Pará com o mercado, com operadoras, com jornalistas e todo o trade do turismo. É uma participação importante do Governo do Estado com estande próprio e a altura de tudo que o Pará tem a oferecer”, afirma o secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira.
O Estado do Pará participa da feira com estande próprio, do Visit Pará, com uma identidade visual padrão e original, divulgando os principais destinos turísticos do estado, com material promocional impresso e com material digital em QR Code.
MTur – O ministro do Turismo, Celso Sabino, compareceu a Gramado para participar da abertura do Festuris. Ele destacou a força do evento e das ações do Ministério do Turismo para alavancar ainda mais o setor. “O MTur e o governo federal têm feito a sua parte, com divulgação nacional, promoção e investimento em feiras e eventos”, disse Sabino.
A Feira - O Festuris 2023 está 23% maior do que o do ano passado, ocupando três pavilhões, com 400 estandes, 2,7 mil marcas e sete palcos de conteúdo. Todos os estados brasileiros de ponta a ponta estão presentes em Gramado, além dos 40 destinos internacionais e 100 hosted buyers. Em 2022, o impacto econômico em Gramado foi de R$ 25 milhões. Com base nas estimativas, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, a projeção é de que a movimentação na economia local seja de aproximadamente R$ 40 milhões. O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$ 350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões.