Conselho de Educação aprova novas matrizes para ensino regular, profissional e tecnológico
O Conselho Estadual de Educação(CEE) do Pará aprovou, na manhã desta quinta-feira (9), as novas matrizes curriculares dos ensinos fundamental e médio, abrangendo tanto os cursos mantidos regularmente pela Secretaria de Educação (Seduc), quanto o ensino médio integrado com a educação profissional e tecnológica, de responsabilidade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).
Os titulares das duas Secretarias, Rossieli Soares e Victor Dias, enquanto membros do Conselho, também participaram da reunião, assim como o diretor de Educação Superior, Profissional e Tecnológica da Sectet, Washington Berg.
As duas secretarias, explica o diretor, vão trabalhar em um processo de harmonização final, mas a matriz básica foi definida e aprovada. "Essas mudanças nas matrizes curriculares, com destaque para o ensino médio, têm o potencial de impactar positivamente a preparação dos alunos para o ensino superior e o mercado de trabalho", explica Washington Berg.
O secretário Victor Dias classifica a aprovação como uma grande conquista para a educação. "Hoje é um dia de celebração e vitória para a educação no Estado, pois esta atualização representa um passo significativo na busca pela excelência e pela adequação às necessidades do processo de ensino-aprendizagem", afirma.
Ele ressalta que a nova Matriz Curricular é uma ferramenta poderosa para promover uma metodologia mais significativa e alinhada às demandas contemporâneas, principalmente voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade. "Esta conquista reflete o comprometimento do Estado com a qualidade da Educação, visando o desenvolvimento integral dos estudantes", pontua.
Durante a reunião, tomou posse ainda o novo conselheiro, membro da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Tiago Araújo, que vai colaborar com os trabalhos do Conselho.