1ª Festa Literária de Cametá inicia com rodas de conversas e apresentações culturais
A sede da Secretaria de Educação de Cametá abriu as portas na quarta-feira, 8, para receber o público no primeiro dia da Festa Literária do município. A iniciativa é realizada pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cametá.
Pela manhã, estudantes de diferentes escolas da cidade e regiões próximas participaram da apresentação de projetos para estimular o conhecimento e a troca de experiências. A professora de matemática Betânia Prestes escolheu o primeiro dia para levar as filhas para conhecer os autores Heliana Barriga e Salomão Larêdo, além de garantir obras autografadas. “Eu estou achando muito importante pela primeira vez aqui em Cametá. Eu não pude ir à Belém e a Feira trouxe os autores homenageados, isso foi muito legal, achei muito bonita a iniciativa. Fui buscar minhas filhas, que estão tendo a oportunidade de comprar o livro e ter a assinatura pelo próprio autor”.
A servidora também aproveitou para garantir o Credlivro, crédito de R$ 200 disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a aquisição de livros. “A gente tá aproveitando. É uma ótima oportunidade, já comprei livros pra mim, pras minhas filhas, para que elas possam ter, além dos livros em quadrinhos, outros para aprimorarem a leitura delas”.
A Seduc disponibilizou o crédito para mais de 900 servidores efetivos da rede estadual, para a compra de livros durante a Festa Literária de Cametá. Somente este ano, o Governo do Estado investiu R$ 4,6 milhões no programa.
Os visitantes também podem conferir os produtos produzidos na região, por empreendedores locais, na feira criativa durante os dias da festa. A artesã Josineia Veloso produz bolsas, sacolas e itens de decoração com a palha de tucumã. “Está sendo um aprendizado e um momento para vender o nosso trabalho, além da feira ser importante para o nosso município, para mostrar a nossa realidade”.
O expositor Ciro Mangas, que participou da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, conta que trouxe todo o acervo da sua livraria para Cametá e está maravilhado com o evento. Para ele, a festa é um momento de contato direto com os leitores da região e de valorização dos autores independentes de Belém e de Cametá, que têm uma produção maravilhosa.
A Secult presenteou escolas e instituições de Cametá com as publicações dos homenageados nas duas últimas edições da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes - Edyr Augusto e Dona Onete, Salomão Larêdo e Heliana Barriga, produzidos pela editora da pasta.
A 1ª Festa Literária de Cametá segue até o dia 12 de novembro, de 8h30 às 21h, com entrada franca.
Texto: Lorena Saraiva (Ascom/Secult)