‘Banco de Alimentos’ da Ceasa é referência nacional em evento no Distrito Federal (DF)
Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) apresentou projeto como ação contra o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar
O projeto "Banco de Alimentos" do Governo do Estado por meio das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) foi apresentado, na terça-feira (7), durante o
"III Encontro Nacional de Bancos Alimentos", realizado no Teatro Garagem SESC em Brasília, como case de sucesso e referência em política pública contra o desperdício e insegurança alimentar. Atualmente, o projeto já chegou à marca recorde de oito toneladas mensais de frutas, legumes e hortaliças doados a pessoas em situação de insegurança alimentar.
O Encontro teve como objetivo promover o estímulo a ações para redução do desperdício de alimentos no país. Iniciado em março deste ano, o Banco de Alimentos da Ceasa Pará consiste em coletar os hortifrutis orgânicos não comercializados, mas em plenas condições de consumo, para doar a famílias em situação de vulnerabilidade social.
As doações são feitas pelos permissionários do entreposto e recebidas por uma equipe formada por servidores administrativos, nutricionistas, gastróloga, assistentes sociais, dentre outros, que selecionam, higienizam e organizam em cestas doadas às comunidades da Região Metropolitana de Belém.
Para o diretor presidente da Ceasa/PA, Raimundo Santos Júnior, "Ser convidado a participar desse grande evento, na qualidade de gestor de uma política pública de sucesso do Governo do nosso Estado, nos causou muita alegria e orgulho. O Banco de Alimentos já se transformou em referência para outros estados brasileiros por sua atuação no combate à fome, ao desperdício e preservação ambiental", salientou.
O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e contou com a presença do ministro Wellington Dias, além de dirigentes, coordenadores de Bancos de Alimentos de todo o país, prefeitos e secretários municipais.