Em Ananindeua, Instituto de Terras realiza ação de regularização fundiária urbana
A expectativa é que mais de 3 mil famílias possam ser beneficiadas nessa primeira fase das ações
O Governo do Pará, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), deu início, nesta quarta-feira (08/11), a mais uma etapa do programa “Vamos Regularizar”. A ação tem como objetivo promover e incentivar a regularização fundiária urbana em todos os municípios do Estado e se estenderá até o dia 6 de dezembro. Neste primeiro momento, a equipe responsável pelo cadastramento vem realizando ações educativas e orientações no bairro da Jaderlândia I, em Ananindeua, para, em seguida, dar início ao cadastramento.
“A regularização urbana começa com a mobilização da população, tomando conhecimento doSusana Nery trabalho que vai ser feito. Fazemos lote a lote, casa a casa, conversando com as pessoas, explicando como o trabalho irá evoluir. Inicialmente, a equipe irá recolher os documentos e, por meio de um aplicativo, fazemos o processo todo digitalizado. É um processo cem por cento digital”, explica Susany Nery, analista técnica de Regularização Fundiária do Iterpa.
Após a fase de cadastramento, as equipes retornam em campo para fazer a planta de cada lote e o memorial descritivo, compondo todo o processo para que assim, o morador consiga fazer o seu registro junto ao cartório de imóveis. “O bairro Jaderlândia é um dos mais tradicionais de Ananindeua, e o Iterpa tem dado total suporte no processo de regularização fundiária urbana da população. A ideia é que mais de 3 mil famílias possam ser beneficiadas nesta primeira fase”, ressaltou Gabriel Natário, coordenador da Regularização Fundiária Urbana do Iterpa.
José Aguiar - Morador do JaderlâdiaConquista - Morador do bairro da Jaderlândia há mais de 40 anos, o aposentado José Aguiar foi um dos participantes da ação. Hoje, ele tem muitos motivos para comemorar essa nova conquista, pois, após todos esses anos, conseguirá regularizar o imóvel que mora com a sua família. “É algo que todos nós esperamos conseguir. A casa própria. É uma grande conquista conseguir o documento que nos dará o direito. É uma grande satisfação ser reconhecido e eu tenho a certeza que o povo da Jaderlândia está muito feliz com essa iniciativa. Era o que faltava para adquirir a certeza de que temos uma moradia”, disse.
Serviço - Para participar do programa ‘Vamos Regularizar’ é necessário que a pessoa apresente ao técnico do Iterpa os seus documentos pessoais atualizados como RG, CPF e Comprovante de Residência e documentos do seu imóvel. Além disso, é importante que o morador aceite receber a equipe, uma vez que a negativa implica em não titularidade fundiária.
Os profissionais estarão passando por todas as ruas do bairro Jaderlândia I, e, qualquer dúvida poderá ser esclarecida na base da ação, localizada na Paróquia Cristo Peregrino, no horário de 08h30 às 13h.
Programa - A ação ‘Vamos Regularizar’ faz parte do cronograma de ações de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), procedimento que garante o direito à moradia daqueles que residem em assentamentos informais localizados em áreas urbanas, trazendo segurança jurídica para quem adere. Até o momento, a iniciativa já entregou 700 títulos de propriedade no bairro da Guanabara, na última etapa da ação.