Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Em outubro, Hospital Abelardo Santos atinge 98,2% de índice de satisfação do usuário

Pesquisa é realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário/Ouvidoria. A unidade registrou, ao longo do ano, aumento no número de elogios.

Por Ascom (Ascom)
08/11/2023 08h39

Natural de Mocajuba, no nordeste paraense, o agricultor Márcio Leite da Silva, 42, acompanhou sua mãe, internada no Hospital Regional Abelardo Santos, no Distrito de Icoaraci, no último mês. 

Em tratamento depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral, a paciente vem tendo melhoras gradativas e o filho resolveu agradecer à equipe da unidade. “Sou só gratidão a todos. A gente nunca passa por uma situação dessa, mas graças a Deus só tenho encontrado pessoas boas aqui”, diz, emocionado.

O jeito humanizado de cuidar do paciente tem feito com que o HRAS mantenha o índice de aprovação do usuário. Em outubro, a aprovação chegou a marca de 98,2%. No período de janeiro a agosto, a pesquisa interna apontava para uma média de 90%.

As pesquisas são feitas pelo SAU- Serviço de Atendimento ao Usuário /Ouvidoria. Elas mensuram elogios, críticas, reclamações e sugestões, na busca da melhoria constante do serviço oferecido. O principal objetivo é dar um atendimento humanizado, seguro e com qualidade. A pesquisa pode ser respondida pessoalmente, por site, formulários, telefone e e-mail. Em todos os meios é respeitada a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e as demais normas vigentes.

Satisfação 

A diretora-geral Aline Oliveira explica que os canais são meios democráticos de comunicação ao usuário, funcionam como instrumento de participação, gestão e garantia de direitos, disseminando a informação e esclarecendo dúvidas.  

"É através da participação do usuário na pesquisa de satisfação que o HRAS conhece a expectativa de quem passa pelo hospital e busca-se o aprimoramento contínuo dos serviços e atendimentos oferecidos. Temos o compromisso de dar o retorno acerca das reclamações e sugestões registradas por nossos usuários. É bastante compensador recebermos mensalmente mais elogios que descontentamentos”, diz a gestora. 

Meta

“Nossa meta mensal é atingir 85% de satisfação e, no último mês, batemos 9,2% a mais. Os números de reclamações caíram, fechamos o mês com 36 registros, o que representa 50% do que foi registrado em agosto. Os nossos elogios frente aos serviços e às equipes também cresceram. Isso é resultado de uma série de medidas e planejamentos que buscam a melhoria contínua”, comemora a enfermeira da qualidade Hellen Monteiro. 

Perfil 
A unidade, que pertence ao Governo do Pará, e administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) disponibiliza 11 especialidades médicas para a população paraense, que são: vascular, urologia, cirurgia torácica, cirurgia ginecológica, mastologia, endoscopia, cirurgia pediátrica, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia.

O HRAS também realiza as abordagens através de ligações telefônicas e questionários, que ficam disponíveis em diversas áreas do hospital, como internação, ambulatório, pronto-socorro obstétrico e infantil, Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). 

Serviço: O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade da rede pública de saúde do Governo do Pará, com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos. A unidade é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto da Ascom HRAS