Hospital Abelardo Santos apresenta 4 projetos em Congresso Internacional em SP
Trabalhos buscam aprimorar a segurança e a eficácia dos procedimentos cirúrgicos, contribuindo para a qualidade da atenção à saúde dos usuários
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, marca presença no "I International Congress of Perioperative Nursing - 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização", que acontece, desta terça-feira (7) ao dia 10 de novembro. Serão apresentados quatro projetos inovadores que prometem contribuir significativamente para a melhoria dos cuidados de saúde perioperatórios.
O responsável por representar o Hospital Abelardo Santos no congresso é o enfermeiro Robson Portilho, supervisor do Centro de Material e Esterilização (CME) do HRAS. Ele trará à tona suas experiências e pesquisas que têm o potencial de impactar positivamente o setor da saúde.
Temáticas
Os trabalhos a serem apresentados por Robson Portilho são os seguintes: "A Implementação da Visita Pré-Operatória de Enfermagem em um Hospital Público: Relato de Experiência"; "Assistência de Enfermagem no Pré-Operatório como Ferramenta para a Segurança do Paciente: Revisão Integrativa"; "Metodologias Ativas: Suas Contribuições na Educação Continuada dos Profissionais de um Centro Cirúrgico"; e "Construção de Recurso de Mídia para Centro Cirúrgico e CME: Relato de Experiência".
Segundo o profissional, a implementação da visita pré-operatória de enfermagem tem benefícios, tendo em vista as observações vivenciadas diariamente pelos enfermeiros do centro cirúrgico. “Eles percebem que algumas fragilidades e falhas decorrem da falta da visita pré-operatória ao paciente, o que interfere no processo cirúrgico do paciente. Nessa visita, conseguimos avaliar a questão dos exames do paciente, riscos cirúrgicos e se os termos estão devidamente assinados. Isso impacta diretamente nos indicadores do centro cirúrgico, além de minimizar os sofrimentos emocionais e físicos do paciente", destaca.
Ele ainda acrescentou que a assistência de enfermagem pré-operatória é uma ferramenta essencial para a segurança do paciente. “Realizamos uma revisão integrativa da literatura para destacar a importância da educação em saúde para pacientes e famílias no período pré-operatório, além de demonstrar como a assistência de enfermagem pode ser uma ferramenta fundamental para garantir a segurança do paciente”.
Conquista
Para a diretora assistencial do Instituto Mais Saúde, Renata Oliveira, a participação do Hospital Abelardo Santos no congresso é de “extrema importância”. Segundo ela, as instituições de saúde devem estar constantemente atualizadas e comprometidas com a qualidade dos cuidados prestados. “O Hospital Abelardo Santos está fazendo um excelente trabalho ao apresentar esses projetos que visam aprimorar a segurança e a eficácia dos procedimentos cirúrgicos. A troca de conhecimento e as contribuições apresentadas pelo enfermeiro Robson Portilho são valiosas para toda a comunidade de saúde”, ressalta.
O HRAS, por meio de seus representantes, demonstra seu compromisso contínuo com a excelência na área de enfermagem perioperatória e sua dedicação em fornecer os melhores cuidados possíveis aos pacientes.
Serviço
A unidade pública é a maior do governo do Pará e tem administração do Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HRAS mantém 340 leitos de UTI e clínicos (pediátricos e adultos), atende a 13 especialidades médicas e conta com o serviço de equipes multiprofissionais. Além disso, são realizados 20 tipos de exames de imagem e dispõe de 350 especificações para solicitação de diagnósticos laboratoriais.
Texto da Ascom HRAS