Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENEM 2023

Forças de segurança pública entregam 100% dos malotes do 1º dia de provas do Enem 2023

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem neste domingo (05), em todo o Brasil

Por André Macedo (SEGUP)
05/11/2023 12h00

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), monitora o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 em todo o Estado. Com 614 locais de aplicação de prova, a escolta foi concluída às 10h, com 100% dos malotes entregues. O esquema de segurança conta com a atuação de 4 mil agentes. Mobilizados desde as 6h deste domingo (05), o esquema segue até o início das provas, previsto para às 13h30. 

O Pará, mais uma vez, concentra o maior número de inscritos da região Norte do país, com 229.181 candidatos distribuídos em 79 municípios. Para acompanhar a realização do certame, a Segup instalou a sala de monitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), de onde também houve comunicação com outros 13 centros regionais espalhados pelo Estado. 

A primeira etapa do dia, iniciada às 7h, consistiu na logística dos malotes de provas, realizada pelos Correios e escoltada pela Polícia Militar. Todas informações acerca dos transportes das provas, assim como, o início e finalização das atividades de distribuição, logística e aplicação do exame são repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, localizado no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex.

Coordenando as ações pela Segup, coronel Glauco Maia, informou a manutenção das atividades no primeiro dia de Enem. "O primeiro ciclo da operação, que foi a entrega dos malotes nos locais de aplicação de provas, já foi encerrado aqui no Estado. Não houve nenhuma intercorrência. Agora, estamos esperando começar a segunda fase com a abertura dos portões, previsto para o meio-dia, e aplicação efetiva do ENEM e as demais fases ao longo de todo o dia. Até o momento, está tudo correndo conforme o planejado, os órgãos de segurança, de controle de trânsito estão a postos, aguardando a aplicação nos 79 municípios do Pará”, disse. 

A previsão de término de toda a operação é até às 23h, do dia de realização da prova, quando os exames são lacrados e redirecionados para o local de correção, no Estado de São Paulo.

Ocorrências - Anterior ao período das provas, equipes da Polícia Civil e da Polícia Federal deram cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Justiça para inscritos. De início foram dois mandados executados, um no interior, em Bagre, e um em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. 

Até o meio-dia a Equatorial Energia, concessionária de energia elétrica, informou cerca de três pontos de locais de prova com problemas técnicos em relação ao fornecimento de energia: em Outeiro, São Geraldo do Araguaia e Marabá. Prontamente as equipes foram acionadas e normalizaram o serviço. Apenas um ponto, de Outeiro, ainda apresenta instabilidade do serviço, mas equipes seguem trabalhando. 

Videomonitoramento - Mais de 350 câmeras de videomonitoramento eletrônico, instaladas na Região Metropolitana de Belém (RMB), estão sendo monitoradas, especialmente, nos locais de movimentação e realização das provas. No total, quase mil câmeras estão sendo utilizadas, em todo o Estado, para o acompanhamento e monitoramento das forças de segurança nos locais de prova, e no seu entorno, para garantir maior segurança aos estudantes.

Centros Regionais – Somando na estratégia da segurança pública no interior, a Segup instalou os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR). Treze municípios contarão com os Centros, entre eles, Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira.
Todas as unidades serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle da Capital, que irá abranger também toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). Os Centros reunirão representantes das forças de segurança das esferas estaduais, municipais e federais, bem como, dos órgãos envolvidos diretamente na realização do certame, a fim de agilizar e viabilizar maior integração e comunicação entre as instituições. 

Operação Enem 2023

As ações envolvem, de forma integrada, representantes de diversas instituições, bem como, agentes dos Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Guardas Municipais, órgão de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial Energia (concessionária de energia elétrica), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Evento (Cebraspe) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela a realização do certame.