Terceiro 'aulão' da Seduc reúne mais de mil estudantes antes da primeira prova do Enem
No Campus Unama BR, professores revisaram conteúdos e orientaram os estudantes, que começam no próximo domingo a busca por uma vaga no ensino superior
Mais de mil estudantes participaram do “aulão” gratuito, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta sexta-feira (3), no Campus BR da Universidade da Amazônia (Unama), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). O conteúdo foi todo voltado à primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada no domingo (5). Durante mais de cinco horas, os estudantes receberam informações e orientações dos professores do cursinho Enem Pará.
“Estou achando uma oportunidade maravilhosa. É uma oportunidade muito diferente. Está demonstrando que o Governo está se preocupando com os alunos. E aqui temos ótimos professores, que estão dando ótimas aulas. A gente não vai ter dificuldade quando chegar o Enem. Essas aulas realmente estão relembrando coisas que a gente já estudou no começo do ano. Espero conquistar uma nota boa para poder passar”, disse o estudante Rafael de Souza Wanzeler.Auditório lotado e muita atenção às informações repassadas pelos professores
Cursando o 3º ano do ensino médio na rede de ensino pública estadual, Isabele dos Santos Barbosa também aproveitou a sexta-feira para relembrar conteúdos antes da primeira prova, no domingo. “É uma oportunidade incrível essa de hoje. Espero adquirir um conhecimento espetacular aqui. As aulas estão muito boas e os professores são muito atenciosos. Espero adquirir muito conhecimento para poder passar no Enem”, disse a estudante.
Durante as aulas, que foram ministradas entre 14 h e 19 h, no auditório principal da Unama BR, professores da rede estadual revisaram conteúdos e repassaram as últimas orientações sobre as provas. Este foi o terceiro “aulão” realizado pela Seduc, visando ajudar na preparação dos estudantes da rede pública. A ênfase foi dada às disciplinas de Ciências Humanas.
No domingo, estudantes de todo o Brasil farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o que inclui Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Redação.
Ação conjunta - Participaram da revisão os professores Diego Maia e Miguel Alves (História); Paulo André (Literatura); Bruna Galvão (Português); Alexandre Donato e Elesbão Duarte (Geografia) e Marília Pena (Redação).
“Nosso foco é um reforço voltado para os estudantes que estão fazendo o 3º ano. É uma ação conjunta da Seduc com a Sectet (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica), porque a gente também usa uma plataforma digital Enem 2.0, que conta com mais de 1.500 aulas. Em paralelo a isso, também tem nossos cursinhos presenciais em todas as Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém, com os cursinhos que funcionam no turno da tarde e da noite. Também abrimos outro cursinho presencial na Escola Dom Pedro II, que tem mais de mil estudantes. Nossa ideia foi ampliar isso ainda mais em relação ao ano passado. A gente está recebendo aqui mais de mil estudantes, que se inscreveram para esse ‘aulão’ final. A gente vem acompanhando eles desde o início do ano, com resumo teórico, resolução de exercícios, dicas importantes, estratégia de prova, coisas que são importantes nesse momento”, informou o professor Diego Costa, coordenador do cursinho Enem Pará, da Seduc.
Transporte gratuito - Pelo terceiro ano consecutivo, todos os estudantes paraenses que farão as provas do Enem nos dias 5 e 12 de novembro, terão direito à gratuidade no transporte coletivo urbano, mediante apresentação do cartão Passe Fácil Estudantil. O incentivo foi anunciado pelo governador Helder Barbalho, em suas redes sociais, na última terça-feira, 31 de outubro.
O Pará tem 229.179 candidatos inscritos no Enem 2023, o maior número no Norte do Brasil, distribuídos por 614 locais de provas, em 79 municípios paraenses.
Serviço: Enem 2023 - 5 de novembro - 1º dia
Abertura dos portões: 12 h
Fechamento dos portões: 13 h
Início das provas: 13h30
Saída com caderno de questões: 18h30
Término das provas 1º dia: 19 h