Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Práticas e cuidados farmacêuticos são debatidos em evento no Hospital Gaspar Vianna

O evento, que já está em sua segunda edição, tem como público-alvo farmacêuticos, residentes, estagiários e profissionais de saúde 

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
01/11/2023 17h12

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), localizada em Belém, promoveu nesta quarta-feira (01/11), a II Jornada Farmacêutica. Neste ano, o tema debatido durante o evento foi ‘Cuidado farmacêutico - conectando experiências, inspirando transformações’, e teve como objetivo central a discussão sobre práticas farmacêuticas para uma melhor assistência aos pacientes de hospitais públicos.

"Através da união de esforços de diversos hospitais, pretendemos fortalecer a base de conhecimento, aprimorar as competências dos profissionais de saúde e otimizar os processos de cuidados, com o objetivo final de alcançar melhores resultados clínicos e qualidade de vida para os pacientes atendidos" , declara Úrsula Araújo, coordenadora do Serviço de Farmácia (Sefar) do HC.

Durante o evento, temas sobre o papel do farmacêutico na saúde mental e inovações científicas em hospitais públicos foram pautas entre os participantes. Tatiana Gurjão, diretora do Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica, participou do evento e destacou a importância da Jornada para a atualização do profissional que atua em benefício do paciente. "Para mim está sendo um privilégio participar aqui da segunda jornada,  nesse hospital que é referência para nós, na Secretaria e no Estado como um todo. É muito importante esse incentivo institucional para que os farmacêuticos se atualizem, juntamente com a equipe multidisciplinar, também, porque tudo é em prol do paciente", declara.  

Larissa Freitas, farmacêutica que atua na Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), destacou a necessidade em agregar conhecimento entre os farmacêuticos e suas diversas atividades. " O evento está muito bem organizado, abordando temas de extrema importância, conectando as diversas atividades do farmacêutico, seja na área hospitalar, seja na gestão, seja no atendimento dos usuários nas unidades de saúde", pontua. "Então o evento veio só para agregar mesmo, e eu estou muito contente de participar", finaliza.

Colaboração Multidisciplinar: A Jornada  é voltada não somente para farmacêuticos,  mas para  facilitar a comunicação e cooperação entre a equipe multiprofissional, como médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, promovendo uma abordagem diferenciada no cuidado ao paciente.

Texto: Kelly Barros (Ascom HC)