Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO

Governo do Pará apresenta balanço de obras do mês de outubro

A entrega de obras como a nova PA-322, região nordeste estadual e a Escola Benício Lopes, em Castanhal, foram destaques durante o mês

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
01/11/2023 13h58

O investimento de mais de R$130 milhões do Governo do Estado permitiu, durante o mês de outubro, a entrega de importantes obras públicas e estratégicas para melhoria na segurança, saúde, infraestrutura, mobilidade e lazer da população paraense. 

Na região do Baixo Amazonas, mais de 63 quilômetros de asfalto foram entregues, entre a PA-254 e toda a extensão de 15 quilômetros da PA-437. Por meio da Secretaria de Estado de Transporte (Setran), os investimentos realizados permitiram, também, a construção e pavimentação de 28 quilômetros da rodovia PA-322, nordeste estadual. 

Adler Silva, titular do Setran, ressalta a importância da nova PA-322 para o desenvolvimento econômico da população do entorno. “É uma rodovia de qualidade, com segurança, para que possamos transformar a vida das pessoas que habitam em torno dessa PA. E o Governo tem trabalhado forte para mudar a infraestrutura em transportes em todo o Pará, tirando as pessoas da poeira no verão e da lama no inverno, criando corredores logísticos”, ponderou o gestor. 

Já no município de Curralinho, Região de Integração do Marajó, duas importantes obras foram entregues para a população: mil metros de passarela em concreto, na Vila de Piriá, e a nova Praça da Bíblia. Além de mobilidade segura e qualidade de vida, os moradores do município ganharam um novo espaço amplo e moderno para a prática de esporte e lazer, apresentações musicais, shows e qualidade de vida. 

Hemopa Altamira

Saúde - Investimentos em saúde permitiram a entrega de uma nova Unidade Regional da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Altamira, e do novo Hemonúcleo de Capanema, região dos Caetés, no nordeste do Estado. As novas sedes do Hemopa foram modernizadas e ampliadas, com novos equipamentos e mobiliários.

Em Belém, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Governo do Estado entregou a sede revitalizada do Conselho Estadual de Saúde. Com um investimento de R$ 632.034,09, o prédio passou por reconstrução, mantendo os traços do patrimônio arquitetônico histórico de Belém. 

Capanema

Educação - Ainda no mês de outubro, duas escolas foram entregues e modernizadas, beneficiando mais de 1.900 estudantes da Rede Estadual de Ensino. Em castanhal, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Governo do Estado fez a entrega das obras de reconstrução da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Benício Lopes. Foi a 127ª unidade escolar reconstruída e entregue pelo Estado na atual gestão. 

Em Canaã dos Carajás, sudeste paraense, a Escola Estadual João Nelson dos Prazeres Henrique foi entregue para a população. As obras incluíram a reconstrução de 10 salas de aula, secretaria, sala dos professores, sala da coordenação, despensa, refeitório, copa, banheiros, quadra poliesportiva e outros.

“Nós não podemos deixar de mostrar que a educação é destaque no Estado. Temos trabalhado para entregar muitas obras. São 127 com essa, e outras centenas que nós vamos entregar nos próximos anos. Hoje já garantimos salas de aulas refrigeradas, quadra coberta, laboratório de informática funcionando com internet de qualidade, livros e materiais pedagógicos para mais uma unidade da nossa rede”, destacou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Outras entregas e obras também foram destaques no mês de outubro como o novo prédio do primeiro Grupamento de Socorro e Emergência (GSE), do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, em Ananindeua, e o Memorial Gavião 02 e a reconstrução de departamentos que compõem a estrutura do Comando Geral da Polícia Militar, em Belém. Em Altamira, o Governo realizou a entrega do prédio do 9º Grupamento de Bombeiros e Motocicletas.  

No nordeste paraense, em São João da Ponta, foi entregue a 56ª agência do Banpará, aberta pela atual gestão.