Reconstrução do Terminal Hidroviário de Soure está na reta final no Marajó
Modernização do equipamento garantirá maior conforto e segurança no embarque e desembarque de moradores e turistas
As obras de reconstrução do Terminal Hidroviário do município de Soure, na região de integração do Marajó, seguem avançando e já alcançam mais de 77% dos serviços executados. O espaço está recebendo mudanças e sendo modernizado para garantir mais conforto e segurança no embarque e desembarque de moradores e turistas.
Considerado a “Pérola do Marajó”, Soure é o maior município do arquipélago marajoara. Ao todo, a cidade possui cerca de 25 mil habitantes, que serão diretamente beneficiados pelo novo Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas, que tem conclusão prevista para o final de 2023.
O engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), órgão responsável pelo projeto, explica que, atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas na conclusão da obra, com a execução de reboco de pilares do píer em concreto, instalação de elementos decorativos metálicos da fachada do terminal, além da instalação de esquadrias de vidro e instalação do piso tátil.
Nova estrutura - Com investimentos na ordem de R$5 milhões, o equipamento público vai ganhar uma nova estrutura, com quiosques e banheiros, guichês para a venda de passagens, lanchonete, lojas, depósitos, salas de administração e guarda-volume, além de espaços exclusivos para órgãos de cultura e turismo. O projeto também está garantindo uma área de urbanização com 130 metros quadrados, novas instalações elétricas, novo reservatório de água e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Para o embarque e desembarque de insumos e passageiros, a obra contempla um conjunto naval moderno e seguro, composto por rampa metálica de 22 metros de comprimento e flutuante, ambos cobertos e iluminados, além de sinalização de segurança, acessibilidade e dispositivos de combate a incêndio. Também está sendo feito o reforço estrutural do píer de concreto e passarelas já existentes.
Terminais no Marajó - O Governo do Estado segue investindo na modernização das estruturas hidroviárias em municípios da região do Marajó. Desde o ano de 2019, oito novos terminais já foram entregues pelo Estado nos municípios de Afuá, Bagre, Muaná, Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari e Portel.
Atualmente, além de Soure, outras seis obras seguem em andamento nos municípios de Anajás, Breves, Chaves, Melgaço, Oeiras do Pará e Salvaterra, totalizando sete projetos em execução para a instalação de novos terminais hidroviários na região marajoara.