Dia Nacional da Poesia é celebrada na Usina da Paz Guamá
A data, em homenagem ao nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, teve encontro com escritora e incentivo à literatura
O bate-papo na biblioteca permitiu troca de experiênciasA Biblioteca da Usina da Paz Guamá, em Belém, celebrou na tarde desta segunda-feira (30) o Dia Nacional da Poesia - 31 de Outubro, em homenagem ao nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. O evento contou com performances poéticas e bate-papo com a escritora paraense Roseli Sousa.
A escritora paraense Roseli Sousa conversou sobre poesia com jovens do bairro do GuamáA oportunidade de conversar com a comunidade é uma experiência única, disse Roseli. “Eu já conheci várias UsiPaz e sou apaixonada. A Usina da Paz significa um espaço de partilha, de coletividade, de trocas humanas e sensíveis. É um lugar de crescer juntos, de descobertas”, definiu a escritora.
A tarde de agradáveis experiências foi vivenciada também pelo estudante Marcos Vinícius, 16 anos, nascido e criado no Guamá. Ele frequenta a biblioteca para estudar e ler, além de praticar vôlei na UsiPaz. “Essa programação foi muito importante, me despertou para um gênero literário que eu não tinha muito interesse. Agora, quero aprender mais sobre poesia, conhecer outros poemas e poetas, pesquisar sobre”, disse o adolescente.
Diversidade - A importância do evento foi enfatizada pelo coordenador-geral da UsiPaz Guamá, Renato Ferreira. “Ao celebrarmos a poesia, também estamos enaltecendo a diversidade do bairro do Guamá. Através da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), nós estamos empenhados em oferecer um espaço acolhedor, para que o morador não apenas leia, mas conheça autores do próprio bairro”, informou.
Tainara Cardoso, bibliotecária da UsiPaz GuamáA bibliotecária da UsiPaz Guamá, Tainara Cardoso, destacou o interesse do público. “Queríamos despertar nas crianças e adolescentes o desejo de conhecer mais sobre literatura. Por isso trouxemos a Roseli Sousa, para promover este encontro mais próximo, onde o público pôde interagir e dialogar”, explicou.
Serviços: As Usinas da Paz têm bibliotecas para adultos, jovens e crianças. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 h.
Texto: Giovanna Piani - Ascom/Seac