Estado entrega em Curralinho benefícios dos programas Credcidadão e Sua Casa
A linha de microcrédito aquece a economia local, enquanto os recursos investidos na melhoria de moradias garante dignidade às famílias
Políticas públicas sociais e econômicas chegam a famílias vulneráveis e microempreendedores no Marajó Os negócios da vendedora de comida Maria da Silva, moradora de Curralinho, município do Arquipélago do Marajó, estavam paralisados por falta de recursos para investir. Mas com a linha de crédito do Governo do Pará, o Programa CredCidadão, a microempreendedora vai retomar os projetos de geração de renda.
“Eu tô muito feliz. Muitos sonhos serão realizados. Sempre trabalhei com venda de comida. Sou conhecida na cidade, mas perdi capital e o ponto. Quero recomeçar, e vai dar tudo certo”, afirma Maria da Silva.
A autônoma foi uma das 100 pessoas beneficiadas com recursos do CredCidadão, entregue pelo governador Helder Barbalho nesta segunda-feira (30), durante agenda de trabalho em Curralinho.
“É uma honra estar aqui, com esse povo maravilhoso. O time do governo do Estado veio para atender à população com todos esses benefícios sociais pra dar oportunidades e melhorar a vida dos cidadãos. Em gratidão ao povo, eu só posso retribuir com muito trabalho pra que a vida das pessoas seja cada vez melhor”, disse Helder Barbalho.
Por meio do Programa CredCidadão foram investidos R$ 200 mil em vários setores para estimular a economia local. “É um leque muito grande de atividades, como agricultura familiar, venda de cosméticos, costura e etc. Uma gama de pessoas que vai criar um pequeno negócio, injetando dinheiro na economia local”, reforçou Braselino Assunção, diretor do Programa CredCidadão.
Sua Casa - O governo do Estado também entregou benefício habitacional do Programa Sua Casa, oferecido por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). Foram contempladas 200 famílias do município.
O governo investiu nesta etapa do Programa R$ 1,6 milhão, recursos destinados a melhorar moradias da população, com obras de construção, ampliação e reforma de residências.
“São famílias carentes, pessoas com deficiência, mães solo, pescadores e autônomos, que precisam do benefício pra melhorar a qualidade de vida e, acima de tudo, ter a sua dignidade restabelecida”, ressaltou o presidente da Cohab, Luiz André Guedes.
Maicon Dias vai construir a casa em alvenariaO pescador Maicon Dias mora com a esposa e a filha de 6 anos em uma casa de madeira. Com o benefício, a família vai poder construir a casa em alvenaria. “O cheque é uma grande ajuda. Vou começar do zero. Minha casa é de madeira, simples, coberta com palha. Agora vai ser uma casa mais estruturada. Esse dinheiro veio pra ajudar muito”, disse o pescador.