Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO AO APRENDIZADO

Secretaria de Educação participa do lançamento do Concurso Estadual de Redação: 150 anos do TJPA

Por Bruno Magno (SEOP)
30/10/2023 15h34

Com a proposta de expor ideias, convicções e reflexões sobre pacificação social, conciliação e acesso à justiça, no contexto do Poder Judiciário do Estado, o Tribunal de Justiça do Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou a assinatura do Termo de Cooperação e Lançamento do Concurso Estadual de Redação: 150 anos do TJPA, que será voltado para estudantes da rede pública. A programação ocorreu na manhã desta segunda-feira (30), no auditório do Tribunal, em Belém. 

O evento contou com a participação de mais de 100 estudantes de seis escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém. Foram elas: Marechal Cordeiro de Farias, Prof. Albanízia de Oliveira Lima, Dr. Justo Chermont, Benjamin Constant, Rodrigues Pinagé e Pedro Amazonas Pedroso. 

Fernando Melo - aluno “Acredito que além da importância do aluno participar, pelo incentivo ao aprendizado e ao crescimento é que o aluno consegue crescer mais, porque às vezes a gente acaba caindo numa mesmice e de não querer aprender mais, e eu acho que isso é de grande importância para o nosso conhecimento, que nunca é demais. Então, pretendo participar deste concurso pelo nível”, conta Fernando Melo, aluno do 2° ano. 

O público-alvo do certame são estudantes de ensino médio de escolas públicas estaduais dosAugusto Paes - coordenador do CEFOR 144 municípios do Pará, que estejam regularmente matriculados na rede. “O Tribunal da Justiça está de parabéns por lançar uma iniciativa tão vibrante, tão importante para o campo da educação, em uma comemoração aos seus 150 anos e nada melhor do que olhar para a educação, ou seja, fazer a celebração, comemorar, olhar para o passado e, ao mesmo tempo, para o presente e futuro. Contemplar os nossos alunos em participar de um concurso tão importante como esse é um marco na educação”, explicou Augusto Paes, diretor do Centro de Formação dos Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor).

Também esteve na programação John Torres, coordenador estadual do Programa Jovem Senador na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que auxiliou na comissão organizadora. 

“Acredito que seja uma oportunidade para os alunos da rede pública buscarem por maisTamires Rita - aluna conhecimento, na prática da escrita, na prática da leitura, por saber sobre conhecimentos do mundo em si, conhecimentos que vão ajudar eles tanto no Enem, tanto para a formação básica deles como cidadãos. Então esse concurso de redação é uma iniciativa muito boa para nos incentivar a leitura e ter senso crítico”, disse Tamires Silva, aluna do 1° ano. 

Desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos “Eu estou muito feliz de estar rodeada de alunos e professores. São profissionais que lutam por um ideal. Também parabenizo os alunos, porque eles são o nosso futuro. Por isso quero dizer que tenho certeza que aqui sairá belíssimas redações, não somente as que foram classificadas, mas a todas que estarão concorrendo”, disse Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, presidente do TJ e desembargadora. 

O edital do Concurso será lançado nesta terça-feira (31), no site do Tribunal de Justiça. As inscrições poderão ser feitas do dia 6 de novembro até o dia 17 do mesmo mês. 

Durante a programação, os alunos participaram de um sorteio. Os sorteados ganharam um exemplar da nova edição de obras históricas do TJPA. Robert Leite, do Cordeiro de Farias; Eduardo Reis, da Albanízia; Matheus Reis, do Justo Chermont; Satila Cunha, da Benjamin Constant; Luis da Silva, do Rodrigues Pinagé; e Tamires Silva, do Pedroso, foram os agraciados.

Texto Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc