Internas da Cooperativa Social (Coostafe) participam de Ação pelo Outubro Rosa
Evento na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF Ananindeua) abordou a prevenção do câncer de mama e de colo do útero
No sábado (28), as internas da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres privadas de liberdade, coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), participaram de uma ação em alusão ao “Outubro Rosa” na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF Ananindeua). O evento abordou os cuidados necessários e a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, e reuniu 30 custodiadas.
A Cooostafe está passando por uma reestruturação, e nesse processo a Diretoria de Trabalho e Produção da Seap leva boas práticas de trabalho e demonstração de ferramentas de gestão para a cooperativa. Também, tem promovido essa abordagem da segurança e saúde do trabalho para melhorar cada vez mais o ambiente em que as internas trabalham. Após a reformulação da Coostafe, a gestão e a governança serão os grandes pilares da nova fase da cooperativa, explica Gerson Santos, servidor da Seap e tutor da entidade.
“Queremos melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho e trazendo palestras de temas gerais, falando sobre saúde, ambiente de trabalho e prevenção de doenças que são suscetíveis a mulheres. Então essa ação é uma de muitas que serão promovidas e viabilizadas pela Seap para melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho da Coostafe e com isso potencializar e trazer a gestão e a governança da cooperativa a níveis cada vez mais elevados”, diz o servidor da Seap, Gerson Santos.
As internas que trabalham na fábrica de uniformes da UCRF Ananindeua também participaram da ação do Outubro Rosa, tendo em vista suas atividades laborativas e compatibilidade profissional com a Coostafe. Além disso, nas últimas semanas, devido às obras nos espaços produtivos, todas as internas atuaram na Coostafe ajudando com a produção das encomendas da cooperativa.
A ação finalizou com a distribuição de chocolates para o público de internas e servidoras presentes na unidade.
Arte do Palhaço – A médica da família, Érika Keuffer, utiliza há mais de 15 anos a técnica da arte do palhaço, através da personagem “Gulosinda”, para transmitir as informações de uma maneira mais leve e lúdica, com humor. A dinâmica utilizada pela médica utilizou perguntas sobre mitos e verdades sobre o câncer.
“Eu trouxe informações de saúde, que muitas vezes são informações pesadas que relacionam ao câncer e a doenças graves, mas de uma forma leve e sempre muito dinâmica, para que a pessoa aprenda sorrindo e de uma maneira mais suave. Então a ideia de trazer a Gulosinda foi com base nisso, a saúde é um direito de todos, não importa em que situação de vulnerabilidade elas se encontram, a saúde tem que chegar a todo mundo da mesma maneira porque é um direito universal”, afirma a médica da família, Érika Keuffe.
Dignidade – A palestra sanou várias dúvidas referentes às dores e infecções que o câncer pode causar, para a interna Leilane Sales, a ter acesso às informações corretas é importante na prevenção.
“A doutora Érika trouxe respostas para várias dúvidas minhas e das meninas também, acho importante esse tipo de trabalho, porque nós precisamos saber como nos prevenir desse tipo de doença. Eu amei a dinâmica, a Gusolinda é muito divertida, pude me divertir e aprender um pouco mais, foi muito legal, amei mesmo!”, finaliza.
Texto de Yasmin Cavalcante / Ascom Seap