Evento capacita mulheres para ingressar no mercado de trabalho como empreendedoras
Parceria da Semu com a Secretaria Municipal de Assistência Social, MP e Femicro é o primeiro passo fortalece rede de apoio ao protagonismo feminino
No município de Castanhal, nordeste do Estado, a Secretaria de Estado das Mulheres promoveu um evento para capacitar mulheres, promover a autonomia econômica, fomentar o empreendedorismo e abordar a busca de alternativas econômicas. Por três dias, de quarta-feira (25) até sexta-feira (27), a iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência, e o apoio do Ministério Público e da Federação das Associações e Entidades de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Pará (Femicro).
O evento é uma oportunidade para as mulheres se prepararem para ingressar no mercado de trabalho, fortalecerem suas iniciativas empreendedoras e conhecerem a rede de apoio e as políticas públicas direcionadas às mulheres oferecidas pela Secretaria de Estado da Mulher.
O evento contou com a presença da equipe da Semu, que apresentou as ações e programas disponíveis para as mulheres. Foram realizadas palestras educativas sobre autonomia econômica e empreendedorismo feminino, além de um levantamento das necessidades das empreendedoras.
A programação se estendeu por dois dias. No primeiro dia ocorreu uma palestra educativa sobre autonomia econômica e empreendedorismo, juntamente com o levantamento de iniciativas econômicas realizadas por mulheres. Foi também promovida a articulação e efetivação da rede integrada local, e houve a apresentação e cadastro do aplicativo W7, uma ferramenta digital que visa a fomentar negócios.
No segundo dia, a programação incluiu mais palestras sobre autonomia econômica e empreendedorismo, juntamente com uma palestra sobre plano de negócio e marketing digital. Houve, ainda, o levantamento de iniciativas econômicas realizadas por mulheres e a continuação da articulação e efetivação da rede integrada local.
As ações foram realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos bairros Propira e Pantanal, em Castanhal. Essa iniciativa demonstra o compromisso em promover a independência financeira e o empreendedorismo feminino, contribuindo para o fortalecimento das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.
Antônia Aleixo, diretora de Interiorização da Semu explica: "Estamos muito entusiasmadas com a realização deste evento em Castanhal. A parceria com a Secretaria de Assistência do município, o Ministério Público e a Femicro reflete o compromisso de todos nós com a autonomia econômica das mulheres. É fundamental que as mulheres tenham acesso a oportunidades no mercado de trabalho e no empreendedorismo. Acreditamos que essa iniciativa é um passo importante na busca por alternativas econômicas e na construção de uma rede de apoio sólida. Vamos continuar trabalhando juntos para fortalecer as mulheres e suas iniciativas, promovendo uma sociedade mais igualitária e justa. Obrigada a todos os envolvidos por fazerem parte dessa jornada", disse.