Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO INTEGRADO

Em cinco anos de funcionamento, Deam e ParáPaz Mulher Ananindeua combatem violência

Mulheres vítimas de violência doméstica são acolhidas e recebem tratamento especializado de uma equipe multiprofissional

Por Jeniffer Terra (CGE)
27/10/2023 18h52

Com média de 15 atendimentos diários, Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Ananindeua, que funciona junto com a Unidade ParáPaz Mulher Ananindeua, completa nesta sexta-feira (27) cinco anos de prestação de serviços a mulheres vítimas de violência.

Profissionais que atuam na unidade e servidores que já integraram a equipe da Deam Ananindeua se reuniram para celebrar a importância social da unidade, que oferece atendimento qualitativo e com maior celeridade às vítimas.

“Há cinco anos a Deam Ananindeua vem atuando no atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica no município. É gratificante poder participar desse momento. Algumas mulheres chegam aqui em situação muito precária, e nós fazemos esse atendimento para que elas percebam que estão bem amparadas, que podem contar conosco. Eu já encontrei algumas delas depois de algum tempo, e ver a mudança no semblante dessas mulheres, e como estão atualmente, não tem preço. Isso vale mais que tudo”, contou a delegada Andreyza Teixeira, titular da Deam Ananindeua.

A forma como as vítimas de violência são atendidas neste primeiro momento é essencial para que se sintam acolhidas. A Deam também realiza um trabalho destinado a evitar que essas mulheres voltem a ser vítimas da violência doméstica.

A assistente social Rosa Paz, coordenadora do ParáPaz Mulher Ananindeua, explicou que “nós realizamos esse trabalho integrado com a Polícia Civil, e somos responsáveis por fazer o acolhimento dessas vítimas. Nossa equipe conta com psicólogos, assistentes sociais, operacionais e corpo administrativo. Nosso maior intuito é dar a essas mulheres amparo, evitar a revitimização e garantir os direitos que todas elas têm”.

Atendimento especializado - A equipe do ParáPaz Mulher Ananindeua também é responsável pelas escutas especializadas de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas da violência sofrida por mulheres. Quando há essa necessidade, a autoridade policial solicita o atendimento aos servidores do ParáPaz.

Em cinco anos de funcionamento, a Deam reúne muitas histórias. No almoço oferecido aos servidores em comemoração à data, o investigador aposentado Joel Freitas, primeiro chefe de operações da Deam Ananindeua, lembrou das dificuldades iniciais, e que ao chegar à Divisão a delegada Sílvia Mara era a diretora. “Nós passamos por situações muito difíceis, até porque lidar com essa temática da violência contra a mulher é algo muito delicado. Na pandemia (de Covid-19) nosso fluxo de atendimento aumentou muito, mas nós conseguimos vencer as adversidades, para que todas as vítimas que nos procuraram pudessem receber o melhor atendimento. Fazer parte do aniversário de cinco anos desta casa me deixa muito feliz”, disse Joel Freitas.

Serviço: A Deam Ananindeua funciona em regime de plantão 24 h, todos os dias da semana, na Travessa WE-31, nº 1112, na Cidade Nova V. Fone: (91) 98435-2596.