Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREEDENDORISMO

Sectet promove debate sobre inovação no setor público por meio do StartUP Pará

No evento fo lançado edital para selecionar startups com base tecnológica e foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor governamental

Por Paulo Rezende (SECTET)
27/10/2023 17h31

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do Programa StartUP Pará, realizou, nesta quinta-feira (26), o Meetup Bootcamp GovTech: Impulsionando a Inovação no Setor Público. O evento, que ocorreu no Sebrae - Agência COP 30, foi aberto ao público geral.

O bate-papo “A Era GovTech como iniciativa voltada para impulsionar a novação tecnológica na gestão pública”, com João Felipe Amorim, ativista da tecnologia e soluções para educação; Reinan Clayton, da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA); e Walter Júnior, CEO da Inteceleri Tecnologia para Educação, fez parte da programação, juntamente com o lançamento do Edital Nº 002/2023 - Seleção Bootcamp GovTech 2023. O objetivo do edital é selecionar startups com base tecnológica e foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor governamental.

De acordo com a coordenadora do StartUp Pará e mediadora do debate, Maria Trindade, o evento tem sua importância ao trazer exemplos de empreendedores de GovTech e apresentar esse modelo de negócios. Segundo a coordenadora, o objetivo do projeto é “atrair talentos promissores e prepará-los para fornecer soluções inovadoras e eficientes para a administração pública e o empreendedorismo local”.

João Felipe Amorim iniciou seu primeiro projeto com 17 anos. Atualmente, ele atua como empresário e educador no ramo da educação e GovTech. “Na época encontramos uma solução inovadora para blockchain e meu projeto recebeu R$ 1 milhão em investimentos e foi avaliado em R$ 12 milhões. Eu sempre fui programador, desde meus 13 anos, e eu sempre quis investir na área da educação”, afirma.

O CEO da Inteceleri, Walter Júnior, apresentou, durante o bate-papo, as inovações que a empresa realiza envolvendo educação e realidade virtual. Wlater é responsável pela criação do Miriti Board, óculos de realidade virtual feito de miriti, árvore nativa da Amazônia. Na produção, a Inteceleri atua junto com comunidades que trabalham com miriti.

“Nas trilhas, nós usamos a tecnologia para gerar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma experiência imersiva, onde ela gera conhecimentos teóricos. Estamos trabalhando agora com a ideia de laser para o corte e produção de peças em miriti para otimizar o tempo dos artesãos, que para fazer 10 cobrinhas levam uma semana. Então isso os ajudaria a pegar encomendas maiores e só se beneficiariam deste uso”, diz.

Reinan Clayton, professor da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) e responsável pelo laboratório de inovação GTEAD, é o principal responsável por propor a inovação no sistema público por meio da EGPA. O papel de Reinan é essencial para promover inovação no sistema público por meio da capacitação de servidores estaduais e municipais.

O Edital Seleção Bootcamp GovTech 2023 segue com as inscrições abertas até o dia 08 de dezembro de 2023 (sexta-feira).

Texto: Lívia Ximenes, estagiária da Ascom/Sectet, com informações do Programa Startup Pará