Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Terapia Ocupacional é estratégia humanizada para pacientes psiquiátricos no HC

Ações terapêuticas promovem maior qualidade no tratamento assegurado pelo Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
27/10/2023 14h55

No Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional celebrado, nesta sexta-feira (27), a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, destaca a importância do tratamento terapêutico para pacientes psiquiátricos. Durante o ano, diversas atividades terapêuticas são desenvolvidas entre pacientes internados na ala psiquiátrica da Fundação, com foco na socialização e vivência.

Terapeuta ocupacional, Mayara Santiago afirma que a TO proporciona o resgate de atividades significativas. “Trabalhamos os aspectos ocupacionais dos pacientes, favorecendo a adaptação à rotina hospitalar, estimulando a autonomia para desenvolver as atividades da vida diária, como cuidado pessoal, higiene, alimentação, gerenciamento de saúde, participação social, lazer, sono e descanso”, disse. 

A profissional ressalta, ainda, que as atividades terapêuticas contribuem para um melhor comportamento dos pacientes psiquiátricos. "No comportamento dos pacientes observa-se redução de estresse, maior adesão ao tratamento, engajamento ocupacional, pois recebem uma atenção humanizada, singular, respeitando suas individualidades".

Na ala psiquiátrica do HC os pacientes participam de diversas atividades, que contribuem para a melhora da saúde mental. "São desenvolvidas atividades de avaliação, construção de projeto terapêutico singular, atendimento individual, atendimento em grupo, atividades culturais, de lazer, atendimento familiar, atividades multiprofissionais, orientações de alta, organizado da rotina e preceptoria de residência", declara a profissional. 

Projetos - A  rotina de trabalho do terapeuta ocupacional do HC inclui grupos diários; grupo de atividade expressiva; grupo de atividade corporal; grupo de autocuidado; grupo de estímulo cognitivo; grupo produtivo e grupo cultural. A exposição: “Um novo olhar”  é um dos destaques. Realizada em março deste ano, a iniciativa retratou o cotidiano de pacientes psiquiátricos de uma forma leve e acolhedora. 

Além das atividades, também são realizadas ações no janeiro branco e setembro amarelo, além das tradicionais, como festa junina e Natal. Essas atividades são coordenadas pela terapia ocupacional e educação física, com colaboração da equipe multiprofissional. 

Referência em Psiquiatria - O Hospital de Clínicas é referência no atendimento psiquiátrico. O serviço prestado é desenvolvido através de práticas interprofissionais, colaborativas, com estratégias humanizadas  de cuidado, proporcionando qualidade de vida durante o processo de internação.