Secretaria de Justiça (Seju) promove ação pelo Outubro Rosa e Dia do Servidor Público
Evento contou com palestras para prevenção do câncer de mama e serviços de estética e beleza, como design de sobrancelhas e massagem corporal
A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) realizou, nesta sexta-feira (27), uma ação em alusão ao Outubro Rosa e ao Dia do Servidor, na sede da Secretaria, em Belém. Voltada para servidoras e usuárias, a iniciativa em prol do Outubro Rosa ofereceu palestra sobre a prevenção do câncer de mama e serviços de beleza, como design de sobrancelhas e massagem corporal. Já pelo Dia do Servidor houve atração musical e sorteios de brindes entre os funcionários.
O secretário adjunto da Seju, Raimundo Feliz, parabenizou a todos os servidores da Secretaria pela passagem do Dia do Servidor, que transcorre neste sábado (28), e agradeceu pelo empenho no trabalho diário da Secretaria, responsável, entre outras, pela política de prevenção e combate às drogas no Estado do Pará. “Parabenizamos e agradecemos a todos vocês pelo trabalho incansável desenvolvido na Seju. Como diz o governador Helder Barbalho, nosso maior presente é poder servir ao público paraense diariamente”, frisou.
Antes, a fisioterapeuta oncológica Ana Paula Vidal, convidada pela Seju, ministrou palestra para servidoras e usuárias da Secretaria sobre a prevenção e combate ao câncer de mama. Ela falou sobre os fatores hereditários que contribuem para o surgimento da doença e, também, sobre os fatores ocasionais. “Alimentação inadequada, sedentarismo, uso de álcool e cigarro contribuem não apenas para o câncer de mama, mas para vários outros tipos de cânceres”, explicou.
Para a estagiária Rafaela Corrêa, de 22 anos, a ação foi fundamental para aprofundar os conhecimentos acerca do câncer de mama. “O que mais me chamou a atenção foi o ensinamento sobre o diagnóstico precoce, pois, embora a gente pense que essa é uma doença que acomete principalmente as mulheres mais velhas, hoje a gente vê que o câncer também surge em meninas mais novas, daí a importância de ter o conhecimento sobre o próprio corpo e de combater a procrastinação no sentido de cuidar da saúde”, analisou.
Já a servidora da Seju, Alessandra Novaes, disse que a palestra a despertou para o cuidado com a própria saúde. “Eu estou com 43 anos e só fiz a mamografia uma vez. Agora, eu sei que, depois dos 40, preciso fazer todos os anos, ou até antes, nos casos em que há um histórico familiar. Então, foi muito importante para mim”, pontuou.
Já a servidora Lucilene Oliveira, de 56 anos, está há 31 anos na Seju, e aproveitou o momento para relaxar. “A gente trabalha com atendimento ao público, então, muitas vezes, são várias questões a lidar. Ter um momento como esse, de alívio, de respiro, de reconhecimento ao nosso trabalho, é essencial para que a gente volte à rotina com ainda mais disposição”, opinou.