Peça teatral aborda Educação Fiscal nas UsiPaz do Bengui e Jurunas/Condor
Temas como a função social dos tributos e o controle social realizado pela população foram discutidos com as comunidades
O Grupo Estadual de Educação Fiscal do Pará, ligado à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), levou apresentações teatrais com o tema da Educação Fiscal até as Usinas da Paz Jurunas/Condor e do Bengui, região metropolitana de Belém, na última quinta-feira (26). A atividade visa estimular a participação social entre as comunidades paraenses.
As peças de teatro são realizadas pela ONG Rádio Margarida, e abordam pontos como a função social dos tributos e o controle social realizado pela população. “Até o momento já fizemos três apresentações no Bengui e três na UsiPaz do Jurunas/Condor. Em novembro vamos começar as atividades na Usipaz do Guamá” informou Zilda Benjamin, coordenadora do Grupo Estadual.
Em uma das apresentações, dois amigos conversam sobre o destino dos recursos dos impostos pagos pela população e a importância de se escolher bons candidatos na hora de votar.
“Depois das peças, fazemos uma roda de conversa com os participantes, ouvindo o que acharam. E eles contam o que entenderam, e muitas vezes relatam as mudanças que aconteceram nas comunidades a partir da criação da UsiPaz, a melhoria no ambiente e da autoestima deles. É muito gratificante essa interação”, resume Benjamin.
Raimunda Brito, de 47 anos, moradora do Benguíi foi uma das participantes da atividade. “Foi uma aprendizagem que veio somar nos meus conhecimentos, sobre a forma de votar, sobre o uso dos recursos públicos”, opinou.