Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NESTA SEXTA

Show e distribuição de "avoado" marcam o encerramento do I Festival Açaí Pará

Feirantes, batedores, comerciantes e vendedores de farinha apreciaram iguarias regionais em evento realizado pela Sedap na Feira do Açaí

Por Rose Barbosa (SEDAP)
27/10/2023 10h21

Antes mesmo do amanhecer nesta sexta-feira (27), a Feira do Açaí, localizada no Complexo do Ver-o-Peso, reuniu em uma programação cultural os trabalhadores envolvidos em todas as etapas de um dos principais produtos extrativistas do estado, o açaí. O encerramento do I Festival Açaí Pará foi marcado pelo show do cantor Pinduca e a distribuição do "avoado", prato típico feito com peixe frito acompanhado com açaí.  

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio de sua Diretoria de Feiras e Mercados, em parceria com o Instituto Ver-o-Peso e o Instituto de Desenvolvimento e Tecnologia da Amazônia (Idtama).

"Não havia como deixar de comemorar essa grande safra do açaí saboreando aqui o nosso famoso 'avoado'. Nosso festival reafirmou: o açaí é nosso, é do Pará, e temos que deixar bem claro que foi daqui que começou tudo, da Feira do açaí, o ribeirinho e o vendedor de açaí interagindo, estamos vendo a integração desde a produção até o batedor. Ano que vem teremos mais, podem aguardar", avaliou o diretor de Feiras e Mercados da Sedap, Manoel Rendeiro, sobre o evento iniciado há dois no Hangar Centro de Convenções.

Ribeirinhos, batedores, comerciantes, vendedores de farinha, entre outros trabalhadores do segmento também assistiram à apresentação do cantor Pinduca.  A feirante Maria da Conceição Barroso, que há 50 anos tira o sustento na feira do Ver-o-Peso, segurava, com satisfação, uma cuia de açaí enquanto acompanhava o show.

"Tem tudo a ver, Pinduca com o açaí. É muito bom a gente ver ele aqui pela primeira vez no nosso Ver-o-Peso antes mesmo do dia amanhecer. Já começamos o dia nessa animação, e está tudo muito bom", disse a feirante. 

Muito cumprimentado pelos fãs, o artista disse que o evento realizado pelo Governo do Estado foi muito importante para demonstrar ao Brasil e ao mundo o orgulho do açaí ser um produto genuinamente paraense.

"Não tinha outro lugar melhor para essa programação, é muito importante para nós, paraenses, essa Feira do Açaí, é o nosso orgulho! E muito bom a gente poder desfrutar aqui do peixe frito com açaí", destacou Pinduca. 

O Festival Açaí Pará foi uma parceria da Sedap com o  Instituto Ver-o-Peso e o Instituto de Desenvolvimento e Tecnologia da Amazônia (Idtama). Outros órgãos do Governo do Estado participaram da programação, como a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), a Secretaria de Estado de Saúde Pública(Sespa) por meio da Vigilância Sanitária Estadual, a Fábrica Esperança, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Banco do Estado do Pará (Banpará).

A ação contou, também, com o apoio do Instituto Açaí é Nosso (IAN) e da Embrapa Amazônia Oriental e Universidade Federal do Pará (UFPA) que participaram das palestras oferecidas aos participantes na programação realizada no Hangar.