Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Equipe da Semu participa de reuniões em Brasília (DF) com o Ministério das Mulheres

Representantes da Secretaria das Mulheres do Pará debateram políticas de gênero e participaram do lançamento do Projeto Brasil sem Misoginia

Por Helena Saria (FCP)
26/10/2023 16h39

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) deu mais um passo importante em prol dos direitos das mulheres, na terça-feira (24), com a participação de uma equipe representativa em reuniões na capital federal, Brasília. A secretária-adjunta da Semu, Cleide Martins, e a coordenadora de Enfrentamento à Violência da Semu, Marcia Jorge, participaram de eventos sobre políticas de gênero e do lançamento da iniciativa “Brasil sem misoginia", cujo objetivo é mobilizar a sociedade brasileira para o enfrentamento ao ódio e a todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.

A reunião teve início com a fala da secretária nacional de Articulação Política do Ministério das Mulheres, Carmen Foro. Ela enfatizou a importância do Edital de Estruturação e Fortalecimento dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), e destacou a contribuição do instrumento para os organismos em nível estadual e municipal.

Para a secretária Carmem Foro, é fundamental que os Estados e Municípios recebam apoio para institucionalizar políticas voltadas para as mulheres de maneira eficaz. O evento também ressaltou, igualmente, a importância de se fortalecer o suporte às políticas de gênero por meio do apoio às OPMs.

A ênfase foi dada à mobilização, com a secretária-adjunta da Semu, Cleide Martins, destacando a importância de assegurar a representação municipal no próximo fórum de gestoras das OPMs. Ela sublinhou o papel estratégico das secretarias de Estado na promoção dessa representatividade.

No período da tarde, a equipe da Semu teve o privilégio de contar com a presença da ministra Cida Gonçalves. Ela compartilhou informações sobre o lançamento da ação “Brasil sem misoginia", oficialmente apresentada na quarta-feira, 25, com a participação de empresários e artistas comprometidos em contribuir com a divulgação da campanha e informações relacionadas à causa.

A ministra ressaltou o desafio que os Estados têm em relação às iniciativas de combate à misoginia, enfatizando a necessidade de ações efetivas. Como encaminhamento das reuniões, ficou definida a data para o Fórum Nacional de Gestoras, marcado para os dias 27 e 28 de novembro. Além disso, os Estados foram instados a fornecer as datas dos Fóruns Estaduais como parte desse processo de mobilização e fortalecimento das políticas de gênero em todo o país.

A equipe da Semu está empenhada em promover a igualdade de gênero e na luta contra a misoginia trabalha em parceria com o Ministério das Mulheres e demais entidades comprometidas com essa causa fundamental.