Detran apresenta trabalho sobre curso multiplicador em Congresso Brasileiro
Evento em Salvador (BA) aborda a segurança e a sustentabilidade com base em tecnologias emergentes e reúne especialistas, estudiosos e técnicos
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) participa do 12º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e 8º Internacional, na capital baiana, Salvador, nesta quinta-feira (26) e sexta (26). O evento tem como tema central a segurança e a sustentabilidade com base nas tecnologias emergentes e no comportamento mundial, e reúne especialistas, estudiosos e técnicos.
A realização do Congresso Brasileiro é da Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran) com base na orientação da Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito. A meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.
"Considero importante fomentar o conhecimento dos nossos servidores, para que, com os aprendizados em eventos deste porte, possamos oferecer para a população um trabalho cada vez mais efetivo no nosso objetivo maior que é a preservação da vida no trânsito", afirma Renata Coelho, diretora geral do Detran.
O Detran está representado pela pedagoga Geisa Tavares, analista de trânsito do órgão, que apresenta, na manhã desta sexta-feira, um trabalho científico sobre o Curso de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito, projeto capitaneado pela Coordenaria de Educação (CED) do Detran.
“A Federação seleciona os melhores trabalhos submetidos para apresentação no congresso e neste trabalho eu explano sobre como as pessoas recebem a formação do Detran e depois multiplicam o conhecimento em casa, no trabalho e em diversas outras ações na comunidade, todas elas focadas no comportamento seguro no trânsito”, conta Geisa Tavares.
O curso tem como objetivo fomentar conceitos e fundamentos de educação para o trânsito para diversos profissionais, para que atuem como difusores de educação para o trânsito nos seus locais de atuação. A formação conta com disciplinas como ética e cidadania no trânsito, legislação, comportamento seguro, práticas pedagógicas no trânsito, metodologia de educação, além de um exercício prático educativo com foco na experimentação real do cotidiano observado nas vias.
O diretor técnico operacional, Bento Gouveia, fala da importância da participação do órgão em eventos desse porte. "Quando a gente faz essa integração com outros lugares acabamos trocando informações e melhorando a nossa parte técnica, mostrando o que fazemos de inovador, mas também recebendo informação, então todo esse trabalho que a gente tem feito tem sido baseado em informações de congressos e eventos que o Detran participa, porém hoje a diferença é que participamos também levando propostas, produtos e campanhas para contribuirmos com outros órgãos"
Texto de Leandro Oliveira / Asdecom Detran