Escola Jorge Lopes Raposo comemora alto índice de presença na prova do Saeb
Unidade em Icoaraci mobilizou perto de 100% dos alunos para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nesta quinta-feira (26)
Localizada no distrito de Icoaraci, em Belém, a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jorge Lopes Raposo conseguiu mobilizar quase 100% dos alunos para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nas quatro turmas do 3° ano do Ensino Médio em que foram aplicadas a prova nesta manhã de quinta-feira (26), a escola registrou ausência de apenas cinco alunos.
A diretora Alfonsina de Jesus comemorou o nível de comprometimento dos estudantes e disse que o alto índice de participação na prova é resultado de uma campanha de mobilização de toda a equipe escolar, alinhada às orientações da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).
"Fizemos todo um trabalho de convencimento dos nossos estudantes sobre a importância desse processo que se dá em nível nacional, com atribuição de pontuação em algumas disciplinas aos alunos que comparecerem, fazendo dessa prova parte do processo avaliativo da escola que inclui também a frequência dos alunos", afirmou a diretora Alfonsina de Jesus.
Pela manhã, as provas do Saeb foram aplicadas das 8h às 10h30. Os estudantes da escola Jorge Lopes Raposo foram orientados a chegar às 7h para um café da manhã reforçado. "Como forma de bonificação, vamos sortear um fone de ouvido para um aluno de cada turma. E nós, servidores, também seremos bonificados à medida que os resultados das nossas escolas avançarem. Então, foi realizado um conjunto de ações para que os alunos se enxergassem como parte desse processo, porque reconhecemos que eles são as peças-chaves desse quebra-cabeça", informou a diretora.
Ela explicou ainda que os pais dos estudantes também foram envolvidos na ação em prol da aplicação Saeb por meio de reuniões online sobre a importância da prova e a bonificação que será ofertada pelo Governo do Estado por meio do programa "Bora Estudar", que vai ofertar R$ 10 mil do programa Sua Casa para o melhor aluno de cada turma.
A escola comemorou a chegada de professores do projeto Reforço Escolar e de novos equipamentos que vão melhorar a infraestrutura nas salas de aulas. "Já chegaram 15 novos ventiladores e estamos aguardando a aprovação do Plano de Aplicação Financeira para climatização das salas de aula até o final do ano por meio do Programa Dinheiro na Escola Paraense, o que vão garantir melhorar ainda mais o nosso ambiente educacional", concluiu.
A estudante Flávia Karolyna, 18 anos, do 3° ano do turno da manhã, disse que a prova esteve dentro do esperado. “Só o tempo que foi curto pra fazer todas as questões. Mas deu tudo certo", disse a jovem, que recentemente ingressou na turma de Reforço Escolar em Língua Portuguesa. "Estou gostando muito das aulas. Estão sendo bem práticas e servindo para me lembrar muito alguns conteúdos que já esqueci, principalmente para auxiliar nas questões de gêneros textuais que sempre caem nas provas", completou.