Belém é sede da Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Pará
Evento aborda a soberania alimentar no Centur com a participação de representantes de 74 municípios e também do governo federal
Belém é a sede da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do Pará, o evento que tem como tema: “combate à fome, com comida de verdade, no campo e na cidade”, acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves. A conferência tem como objetivo fortalecer o compromisso das gestões estaduais, municipais e da sociedade civil com a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação e nutrição adequada.
Nazaré Costa, diretora de segurança alimentar e nutricional da Seaster participou da mesa de abertura do evento e ressaltou o papel do poder público e da sociedade civil em cada município. “Estamos aqui para discutir juntos ações estruturantes. O Governo do Estado está comprometido em combater a fome com projetos integrados. O Avança Pará é exemplo disso. O programa está em construção e vai trabalhar com esse foco, somando a aceleração do aprendizado e o combate ao desmatamento. Nós acreditamos que a partir desta iniciativa o Pará vai dar um grande salto no que diz respeito à segurança alimentar da população".
Pautas - Entre os eixos norteadores dos debates durante o evento, destacam-se: os avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada; o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e os desafios de alcance dessa política pública.
“Nosso maior desafio é tirar o Brasil do mapa da fome. É preciso falar que existe um grande número de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, e por isso é preciso falar do nosso território, do nosso Estado. Esperamos que a partir das nossas discussões, das nossas proposições, o Pará ocupe um lugar de destaque nas questões de segurança alimentar", ressaltou a presidente do CONSEANS, Amujaci Brilhante, que também compôs a mesa de abertura junto a outras autoridades.
O primeiro dia de conferência contou com a participação do diretor da Central de Abastecimento do Pará, Raimundo Santos; da presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Capitão Poço, Clivia Mar; da representante do MDS, Renata Bravin; e do Conselheiro Nacional de Segurança Alimentar, Adenilson Silva.
De acordo com Adenilson Silva, "as ações do governo voltadas para a promoção da segurança alimentar e nutricional vem se estabelecendo dentro do cenário nacional que sofreu desmonte. Logo, enxergamos que esse momento é de retomada, de fortalecimento da política que garante acessibilidade e alimentação para as pessoas, independentemente do grupo social os quais elas estejam inseridas ou representadas. A região norte, em especial o Estado do Pará tem hábitos alimentares e populações tradicionais que precisam ter seus direitos assegurados dentro da sua realidade, respeitando a territorialidade e todas suas formas de existência”.
PROGRAMAÇÃO -
2° dia - 26 de outubro de 2023
8h MESA II: Mesa redonda sobre Eixos I, II e III em convergências com os eixos da 6ª CNSAN e III PESANS (CAISAN Estadual)
Eixo 01 - Comida de verdade: avanços e obstáculos para conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.
Eixo 02 - Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública.
Eixo 03 - Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Abertura para perguntas e esclarecimentos (30 minutos)
10h Trabalho em Grupos por eixos temáticos
Grupo 1/ Eixo 1
Grupo 2/ Eixo 2
Grupo 3 / Eixo 3
12h Almoço
14h Continuação dos grupos por eixos temáticos
16h Plenária de apresentação, votação e aprovação das propostas
18h Encerramento do dia
3° dia - 27 de outubro de 2023
8h Escolha de representantes/delegados (as) para a 6a CNSAN
10h Plenária de aprovação da Carta Política, Moção e Relatório
11h Cerimônia de encerramento
Com contribuição de Jully Rocha