Codec, agentes do setor produtivo e Prefeitura de Cametá debatem ações para o desenvolvimento econômico
Companhia participou de um seminário envolvendo temas como a elaboração e lançamento do Guia do Investidor de Cametá
A Gerência de Relações Institucionais Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) visitou o município de Cametá, na região de integração do Tocantins, na última terça (23) e quarta-feira (24), para dar início às ações de prioritárias do Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado.
O PPA tem entre os seus objetivos desenvolver uma série de ações, como a criação de políticas públicas específicas para o estímulo ao desenvolvimento econômico, incluindo a participação do poder público, entidades de classe e representantes do setor produtivo, possibilitando a ampliação do desenvolvimento industrial do município.
A agenda no município fui cumprida conforme previsto no Protocolo de Intenções, assinado entre o presidente da CODEC, Lutfala Bitar, o prefeito de Cametá, Victor Cassiano e o gerente de Relações Institucionais da CODEC, Evandro Diniz.
No primeiro dia do encontro, foram discutidos a atração e investimentos priorizando produção de açaí e do cacau, frutos em abundância na região, uma vez que o Pará continua sendo o maior produtor de cacau, com uma representatividade de 48,44% da produção brasileira e o cultivo do açaí, em que o Pará desponta com quase 94% de todo açaí produzido no país.
Evandro Diniz participou de um seminário envolvendo temas como a elaboração e lançamento do Guia do Investidor de Cametá: “Esse instrumento que vai colocar o município no radar do Brasil e do mundo, revelando suas potencialidades e diferenciais competitivos, como também a elaboração de Políticas e Legislações, incluindo Lei Municipal de Incentivos e Diagnóstico da Pequena Indústria e, principalmente, um estudo sobre viabilidade e projeto de uma área industrial incentivada”, enfatizou o gerente da CODEC.
Também estiveram presentes os colaboradores da Prefeitura, membros de entidades de classe, representantes de universidades e empresários investidores, que expuseram suas demandas e tiraram dúvidas sobre os incentivos disponibilizados pelo Governo do Estado, como a possibilidade de isenção de tributos estaduais de até 95%, além de orientações técnicas e jurídicas.
O secretário municipal de Administração, Desenvolvimento Rural de Cametá ressaltou a importância da parceria entre Governo do Estado e o município ao debater o assunto sobre as cadeias produtivas da cidade.
"Desenvolver esse projeto é muito importante para a nossa região. É aqui que teremos uma previsão de futuro de onde pretendemos chegar a médio prazo, assumindo um protagonismo do desenvolvimento regional, do Baixo Tocantins, das principais cadeias produtivas como o açaí e o cacau, mas também dos óleos vegetais, da mandioca, da pimenta do reino, da mandioca e do pescado", concluiu.