Missão Gota leva mais de 5 mil doses de vacina para a população de Chaves
Foi realizada entre os dias 12 e 23 de outubro, a Missão Gota em Chaves, no arquipélago do Marajó. A iniciativa teve como objetivo resgatar a cobertura vacinal da população de 21 localidades de difícil acesso das ilhas pertencentes ao município. Ao todo, foram aplicadas durante a missão, 5.021 doses de 18 tipos de vacinas diferentes em 2.212 pessoas nas áreas rurais e ribeirinhas de Chaves.
O projeto é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da Coordenação Estadual de Imunizações e do 7º Centro Regional de Saúde (CRS), Ministério da Saúde, Ministério da Defesa e a Secretaria Municipal de Saúde de Chaves. A ação envolveu a participação de 26 profissionais, entre equipe de saúde, técnicos, além de pilotos e mecânicos da Aeronáutica, que atuaram no transporte da equipe, imunobiológicos e insumos.
Ao todo, foram ofertados 18 tipos de vacinas, destinadas à prevenção de doenças como sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche, formas graves de tuberculose (meníngea e miliar), hepatite A, hepatite B, poliomielite, diarreia por rotavírus, Haemophilus influenzae B, pneumonias e meningites causadas por pneumococos, meningite meningocócica tipo C, meningite meningocócica tipo ACWY, febre amarela, varicela e influenza, além de Papilomavírus Humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante), a novidade da Missão Gota de 2023 foi a Bivalente contra Covid-19.
A coordenadora de Imunização do 7º CRS, Francine Marques, falou sobre os números da ação: “O intuito era alcançar o número de 5 mil doses aplicadas nos moradores de Chaves e o objetivo foi cumprido. A ação proporcionou acesso à saúde aqueles que têm pouco ou nenhum acesso aos direitos básicos no âmbito do Sistema Único de Saúde. Assim, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS, e com ênfase na Universalização das ações e equidade, propiciou que esses direitos fossem garantidos a essas pessoas que tanto necessitam de políticas públicas, como preconizados na Constituição Federal”.
Foram vacinadas pessoas de todas as faixas etárias das comunidades de Santa Mônica, Apani, Limão da Caviana, Kaloal, Ilha Nova, Ipixuna, Jaranduba, Santa Rosa, Círiaca, Laranjeira, Arrozal, Açaituba, Igarapé do Campo, Paineira, Rio Feliciano, Pracutuba, Prainha de Fora, Ubussutuba, Limão da Mexiana, Canivete e Caras da Viçosa.
Leonardo Barbosa, técnico em enfermagem da Coordenação Estadual de Imunizações da Sespa, que esteve à frente da ação, fez uma avaliação positiva dos números alcançados pela iniciativa: “Não foram 5 mil doses de vacinas aplicadas em locais de grande densidade populacional, é um quantitativo administrado em uma população de difícil acesso e geograficamente disperso, o que é um desafio muito maior. É um recorde de doses aplicadas na Missão Gota comparada com os números de anos anteriores, dado a termos aumentado o número de localidades alcançadas e de profissionais empenhados na ação”, declarou.
Texto: Edilson Teixeira (Ascom / Sespa)