Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Em dois anos, Hospital Abelardo Santos ultrapassa 1,2 milhão de atendimentos

O expressivo número de serviços - de consultas a cirurgias - subsidia o Planejamento Estratégico da unidade para 2024, que está em fase de elaboração

Por Governo do Pará (SECOM)
24/10/2023 19h46

Entre outubro de 2021 e outubro de 2023, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, alcançou a marca de 1.245.025 atendimentos. No período, a unidade registrou 828.110 exames, 84.363 consultas, 27.627 sessões de hemodiálise, 17.824 cirurgias e 19.745 altas médicas.

Diante dos resultados expressivos, gestores do Hospital Abelardo Santos participaram, nesta terça-feira (24), da construção do Planejamento Estratégico (PE) da unidade, no auditório da unidade de saúde.Profissionais do 'Abelardo Santos' comemoram os bons resultados e já elaboram ações para o próximo ano

“O HRAS é uma referência no atendimento aos paraenses, com uma pluralidade de serviços de média e alta complexidade, alcançando, ainda, uma demanda de urgência e emergência obstétrica e de pediatria. Agregado a todos os serviços, mantemos um padrão de projetos de humanização voltados aos nossos usuários”, informou a diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira.

A gestora ressalta o grande volume de serviços e os dois anos de gestão do Instituto Social Mais Saúde, responsável pela unidade em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). “Nós temos grandes desafios. E, é muito importante termos uma gestão participativa. Definir objetivos que vão nortear as nossas ações. Cada líder é muito importante”, enfatizou.

Objetivos estratégicos - A coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança (NQSP) do HRAS, Hellen Monteiro, explicou que o Planejamento Estratégico é o momento de analisar os cenários interno e externo, e mensurar, via SWOT, técnica usada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, a fim de realizar as ações e desdobrar os objetivos estratégicos do HRAS.

A gerente de Qualidade de ISMS, Luciana Oliveira, acrescentou que o Planejamento é construído por muitas mãos. “É momento de fortalecer nossa missão, visão e valores, sempre voltados a assistir com qualidade, humanização e segurança à população paraense”, disse a gerente.

Durante a programação, as diretorias Executiva, Técnica e Assistencial reforçaram a importância do Planejamento Estratégico para o futuro próximo da unidade, profissionais e comunidade.

“Elaborar esse Planejamento Estratégico do ‘Abelardo’ é um marco para mim. É muito significante. É saber o que queremos ser e onde queremos chegar como instituição”, frisou a diretora Assistencial Renata Oliveira.

Serviço: O Hospital Regional Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará, e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas unidades de Cuidados Intermediários (UCIns). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica, 10 leitos de cirurgia pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.

Texto: Ascom/HRAS