Secretaria das Cidades e Integração Regional (Secir) promove visitas técnicas a Moju
Diretoria de Desenvolvimento Urbano e Rural, da Secretaria, conversou com representantes do poder público e lideranças para ações na região
Um grupo de técnicos da Secretaria das Cidades e Integração Regional (Secir) realizou uma semana de visitas à região de Moju, de 17 a 20, para definir ações de implementação de políticas públicas, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Urbano e Rural.
O objetivo foi articular, em parceria com a prefeitura e lideranças comunitárias, para a coleta de informações sobre as necessidades de cinco comunidades rurais e quilombolas do município, para subsidiar um diagnóstico que servirá de base de dados às ações do governo a serem implementadas na região.
A convite do coletivo das Comunidades Integradas do Moju, representado pela administradora Maria de Lurdes e a professora Betânia Gordo, a equipe da Secir ouviu 19 grupos quilombolas e outros cino de áreas rurais para levantar as demandas prioritárias do local.
Na ocasião, foi reafirmada a continuidade dos acordos de cooperação técnica para o suporte nos trabalhos desenvolvidos nos eixos de mobilidade urbana, saneamento básico e plano diretor.
"Estou muito feliz por ter nossa solicitação atendida e com esse levantamento, feito pela Secir, acredito que as nossas demandas, principalmente o asfalto da PA-256, que vai beneficiar mais de 22 comunidades no deslocamento e escoamento da produção de farinha, açaí, banana, dendê da agricultura familiar. Estamos esperançosos pela execução dessas obras`, destacou Adenor dos Reis, representante das comunidades mojuenses.
Mais sobre a Secir
A Secretaria das Cidades e Integração Regional do Pará é responsável por articular obras, ações, atividades e serviços governamentais, ampliando o diálogo com os municípios do Estado.
Criado há oito meses, o órgão permite maior integração, participação da sociedade e agilidade no atendimento aos pedidos da população.
A Moju, a visita da Secir contou com três técnicos: o assessor do gabinete do secretário, Almir Santos; a coordenadora de convênios e contratos, Vanessa Mesquita; e a coordenadora de fiscalização de obras, Carla Oliveira.
Texto de Rita Martins