Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REDE DE APOIO

CIIR promove o "Cuida Natea" para cuidadores de autistas assistidos pelo Núcleo

Cerca de 100 pais e cuidadores trocaram experiências e informações durante atividades voltadas para a saúde mental, física e cuidado pessoal

Por Pallmer Barros (CIIR)
24/10/2023 13h00

O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), vinculado ao Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promoveu a primeira edição do Programa de Atenção ao Cuidador (Proac) como forma de garantir momentos de cuidado aos pais/acompanhantes de usuários com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) por intermédio de atividades voltadas para a saúde mental, física e ao cuidado pessoal. 

O Proac passa a compor a agenda de atendimento e será ministrado de forma quinzenal. Segundo a coordenadora do Natea, Vanessa Teixeira, a ação de educação em saúde “proporciona um momento de interação entre os acompanhantes, e auxilia a saúde mental, por intermédio de atividades lúdicas, de relaxamento e informação. Este é o ‘Cuida Natea’ direcionado aos acompanhantes de nossos usuários”. 

Uma das participantes do Proac, a pedagoga Aline Brigido, mãe de Mateus, de oito anos, destaca a importância de acolher o cuidador de pessoas com diagnóstico de TEA.

“Principalmente, as mães atípicas precisam muito deste acolhimento para podermos conduzir melhor as vivências que temos com os nossos filhos, no dia a dia. Esta ação nos aproxima ainda mais dos profissionais que atendem os nossos filhos. É um acolhimento para que possamos, nós pais, externar as vivências. A partir daí, criamos uma rede de apoio entre nós, formando um laço de comunidade Natea. Temos a possibilidade de ter dentro do Núcleo, uma visão mais abrangente de ser autista, logo, quando temos essa oportunidade, é importante para o desenvolvimento da criança e a convivência com o cuidador”.  

Durante os dois dias de roda de conversa, na última segunda (23) e nesta terça-feira (24), cerca de 100 pais puderam trocar experiências e informações do conteúdo. Atualmente, o Natea assiste 300 usuários autistas.   

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.