Em Belém, Sespa realiza ações no Dia da Saúde Bucal e do Dentista
Secretaria destaca a oferta permanente, de forma gratuita, a atendimentos odontológicos de manhã e à tarde em todas as Usinas da Paz
No dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista, e em referência à data, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza uma programação, em Belém, que valoriza a necessidade desses cuidados, e ainda reforça que a população paraense pode contar com os serviços gratuitos oferecidos por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal.
Na terça-feira (25), às 8h, as atividades irão se iniciar no Hospital Galileu, na capital, com distribuição de kits de higiene bucal e orientações sobre cuidados com a saúde bucal, já que mesmo internado, o paciente precisa de atenção odontológica, com isso, reduzindo as chances de uma infecção bucal. A ação tem como objetivo reafirmar a importância da odontologia hospitalar, que foi reconhecida recentemente como uma especialidade odontológica.
O segundo evento será no Centro de Referência em Educação Infantil Professor Orlando Bitar, às 11h, também com distribuição de kits de higiene bucal, escovação supervisionada, palestras educativas e apresentações lúdicas. A proposta é sinalizar para as crianças a prevenção e o cuidado com a saúde bucal para que, no futuro, tenham um sorriso e uma vida saudáveis.
Rede de atendimentos - Segundo Paulo Júnior, coordenador estadual de Saúde Bucal da Sespa, é fundamental que, além da boa escovação em casa, busque-se consultar com um dentista pelo menos duas vezes ao ano. “Os odontólogos podem identificar doenças dos pacientes através de um exame bucal, por isso a importância das consultas regulares, com limpezas periódicas em consultórios”, explicou.
A Secretaria oferece, gratuitamente, atendimentos odontológicos de manhã e à tarde em todas as Usinas da Paz, além de levar esse tipo de assistência em ações itinerantes do Governo do Estado por municípios de todo o Pará, através do Programa TerPaz.
“Os principais objetivos são prestar apoio e incentivo a todos os municípios do estado para que ampliem o acesso da população aos serviços odontológicos ofertados pelo SUS. O Governo do Estado não mede esforços nesse objetivo, ampliando o número de profissionais envolvidos e de ações preventivas realizadas regularmente”, declarou Paulo Júnior.
A Sespa também orienta os gestores sobre captação e manutenção de recursos financeiros no Ministério da Saúde, e monitora as equipes e serviços, presta assessoria técnica e promove encontros de gestores de saúde bucal, visando ao planejamento das ações e organização do processo de trabalho.
Texto: Edilson Teixeira/Ascom Sespa