Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Gastronomia em debate na programação do Congresso de Mandioca

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/03/2018 00h00

O penúltimo dia do XVII Congresso Brasileiro de Mandioca será marcado por debates sobre o aproveitamento culinário da raiz e sobre o processo de indicação geográfico dos produtos da mandioca. A Indicação Geográfica é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. No Brasil, ela tem duas modalidades: Denominação de Origem e Indicação de Procedência.

No Pará, entre os produtos de mandioca com potencial para ganhar selo de indicação geográfica, o que apresenta melhores condições é a farinha produzida no município de Bragança. Nos debates desta quinta-feira, os produtores terão a oportunidade de conhecer outros casos de sucesso de indicação geográfica e saber mais sobre o processo.

Durante a manhã de quinta-feira (15), também será discutido o tema Gastronomia da mandioca no Brasil e no mundo, em um painel que contará com a presença de Joanna Martins, da Mandioca Brasil/Instituto Paulo Martins, que vai falar sobre a versatilidade da mandioca e os seus diversos usos na culinária amazônica, do pesquisador Israel Athayde, que falará sobre a importância da mandioca na gastronomia brasileira e suas inovações e do representante da Embrapa Mandioca e Fruticultura Joselito da Silva Motta, que vai tratar do tema experiências da versatilidade da mandioca na mesa de países da América Latina, Europa e África.

Na sexta-feira (16), o Congresso encerra com visitas técnicas aos municípios de Santa Maria do Pará, onde será apresentada uma casa de farinha com produção semi-industrial, de Castanhal, onde os participantes poderão conhecer técnicas de plantio mecanizado, processamento e aproveitamento de cascas e subprodutos, e de Santa Izabel do Pará para visita a uma agroindústria de produção de farinha de tapioca. Também haverá visita técnica ao plantio mecanizado com experimentos para a produção de variedades resistentes e produtivas do engenheiro agrônomo Raimundo Dutra, no município de Tracuateua.