Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Hospital Regional do Marajó oferece 100 mamografias em evento alusivo ao 'Outubro Rosa'

A unidade também promove palestras para informar sobre cuidados e tratamento dos cânceres de mama e do colo uterino

Por Governo do Pará (SECOM)
22/10/2023 14h45

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), ofereceu no sábado (21) agendamento de 100 mamografias. O objetivo da ação foi sensibilizar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de mama, que afeta milhões de pessoas a cada ano. O cuidado ajuda a reduzir a mortalidade pela doença.

A oferta de exames integra a campanha nacional Outubro Rosa, que alerta para a importância do autoexame da mama, das mamografias regulares e consultas médicas, para o diagnóstico precoce.Programação do Outubro Rosa no Regional do Marajó

A ação tem o apoio da Coordenação Estadual de Atenção Oncológica, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que este ano tem como tema “Vem te cuidar”. Até o final de dezembro serão oferecidos serviços específicos para combater a doença. A campanha também promove a conscientização sobre o diagnóstico do câncer de colo de útero, que na região Norte é o câncer que mais afeta as mulheres. No restante do Brasil, o câncer de mama é mais prevalente.

Elizabeth Corrêa, supervisora de atendimento do HRPM, explicou que a ação é um chamado à conscientização da população em geral, especialmente as mulheres, para o autocuidado. “Levar informação sobre a importância da prevenção como um dos fatores de combate ao câncer de mama é fundamental para que a comunidade tenha participação ativa na manutenção da saúde”, ressaltou.

A profissional acrescentou que a unidade ofereceu o agendamento de 100 mamografias porque o câncer de mama, quando detectado em estágio inicial tem mais possibilidade de o tratamento ser bem-sucedido. A ação enfatizou a importância dos exames de rotina e da busca por assistência médica diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito.

A administração da unidade também oferece o exame para todas as profissionais do HRPM com mais de 40 anos.

Programação – As mamografias foram marcadas no auditório do hospital, para usuárias na faixa etária de 45 a 70 anos. Houve ainda palestra sobre a temática, ministrada pela médica Bruna Pereira, mastologista na unidade hospitalar. Além da ação no auditório, a unidade promoverá no próximo dia 24 (terça-feira) outra programação para conscientizar sobre o câncer de mama, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), em Breves. Será ministrada palestra e marcadas mais 50 mamografias.

Segundo dados da Sespa, a expectativa é que sejam registrados 1.020 novos casos de câncer de mama somente este ano no Estado. A doença tem como fatores de risco obesidade, sedentarismo, uso prolongado de contraceptivos e histórico familiar. Os especialistas recomendam que ao perceber mudança de textura na pele das mamas, lesão que não cicatriza, secreção ou afundamento e endurecimento da pele, um médico seja logo consultado.

Maria Raimunda Costa: palestra esclarecedoraAprovação - Maria Raimunda Costa, 51 anos, disse que a palestra foi fundamental para seu entendimento sobre câncer de mama. “Muito importante esse tipo de programação, pois conscientiza a população a respeito dessa doença. Muitas mulheres têm medo de fazer exame por falta desse esclarecimento. A médica palestrante foi bem esclarecedora a respeito do autoexame, que é indispensável principalmente para as mulheres, pois nem sempre um cisto, por exemplo, pode se tornar um câncer”, disse Maria, que trabalha como agente de Alimentação.

Perfil - O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Oferece assistência de média e alta complexidade para mais de 580 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. A unidade fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.
Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM