Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

Até dezembro, Hospital Geral de Tailândia faz agendamento direto para mamografia

A iniciativa visa facilitar o exame para mulheres da região, e assim contribuir com a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
22/10/2023 12h23

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, continua promovendo ações destinadas a informar a comunidade sobre saúde da mulher, no âmbito da campanha nacional Outubro Rosa, que neste ano tem o tema “Vem te cuidar”. Uma das principais iniciativas é um ponto de atendimento exclusivo para o agendamento de mamografia, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 h, em frente à recepção do Ambulatório. O serviço permanecerá até final de dezembro, para facilitar o acesso ao exame por mulheres da região.

Patrícia Manfredi, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), explicou que o objetivo é informar, educar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e diagnóstico. “O câncer de mama, quando detectado precocemente, tem taxas de cura muito mais elevadas. Portanto, estamos facilitando o acesso a esse exame crucial para as mulheres da nossa comunidade. Através do nosso esforço conjunto, esperamos ajudar a salvar vidas e melhorar o bem-estar feminino em nossa região. Sabemos que a saúde é uma questão pessoal e, muitas vezes, surgem preocupações e incertezas. Estamos aqui para fornecer informações relevantes e o nosso apoio”, disse a profissional.

Nesse contexto, o HGT tem realizado ações educativas e fornecido explicações detalhadas para pacientes internadas e àquelas que aguardam atendimento. As atividades visam não apenas conscientizar, mas também responder a dúvidas e preocupações das pacientes.
Maria Nascimento, 50 anos, soube da iniciativa e aproveitou para marcar a mamografia no HGT. “Minha filha viu ontem o cartaz no facebook do HGT sobre a marcação do exame. Aproveitei a oportunidade e vim hoje marcar meu exame, que já será feito amanhã”, disse a usuária, que mora no bairro Piçarreira, na sede municipal de Tailândia.

Dados nacionais – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 704 mil casos novos de câncer, em cada ano, entre 2023 e 2025, um aumento de quase 13% em relação às estimativas do triênio anterior (2020-2022), que apontavam 625 mil casos novos a cada ano.

De janeiro de 2022 a setembro de 2023, o HGT realizou cerca de duas mil mamografias. Com a facilidade em marcar o procedimento, em duas semanas de outubro a unidade realizou mais de 109 exames.

A usuária Edenilze Ferreira, aposentada, fez a mamografia e garantiu que “foi tudo muito tranquilo. A equipe foi muito atenciosa, e todo o processo foi rápido e eficiente. Demorou poucos minutos. Saber que estou cuidando da minha saúde e contribuindo para a conscientização sobre o câncer de mama é maravilhoso, não apenas por mim, mas também para apoiar essa importante iniciativa”.

Até dezembro, o HGT recebe abertamente o agendamento para mamografia. Nos demais meses, os exames são marcados apenas por meio da Central de Regulação.Moradoras do município de Goianésia do Pará que já marcaram as mamografias

O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.