Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

Usuários do Natea dos Caetés participam de programação pelo Dia das Crianças

As atividades que estimularam os sentidos e promoveram inclusão contaram ainda com acompanhantes e profissionais do Núcleo

Por Governo do Pará (SECOM)
22/10/2023 11h01

O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés, no município de Capanema, nordeste paraense, promoveu nos dias 18 e 19 a primeira ação alusiva ao Dia das Crianças – 12 de Outubro. A ação reuniu usuários, acompanhantes e profissionais do Núcleo em atividades motoras e sensoriais, realizadas por meio de gincanas, jogos cooperativos, plantio sustentável e brincadeiras com balões.

Integrantes da equipe de profissionais vestiram fantasias de super-heróis e outros personagens, aumentando a interação e inclusão dos participantes.mmm

A psicóloga Raissa Reis, do Natea, enfatizou que “as dinâmicas externas  fazem uma grande diferença na vida dos usuários, pois tiram deles a visão de apenas tratamento e terapia entre quatro paredes”.

Sandra, João Antônio e seu pai, Marcos Araújo: família participou da programaçãoSandra Araújo, 41 anos, mãe do paciente João Antônio Araújo, 9 anos, residente no município de Santa Luzia do Pará, a 46 quilômetros de Capanema, destacou a importância do evento. “As dinâmicas são de suma importância para o processo de inclusão deles na sociedade. A inclusão é uma das maiores dificuldades que os pais de autistas encontram em seu cotidiano”, garantiu.

Nos dois dias de programação, as dinâmicas, atividades sensoriais e brincadeiras criaram um ambiente divertido e acolhedor. “A participação dos usuários, o depoimento dos pais e a expertise dos profissionais envolvidos ressaltam o valor das dinâmicas externas e das atividades sensoriais como componentes essenciais na jornada de desenvolvimento das crianças autistas. Eventos como este são um passo vital na busca por uma sociedade mais inclusiva”, enfatizou a profissional.

Transformar vidas - Para o gerente do Natea Caetés, Eduardo Machado, “ver o sorriso no rosto de quem tanto sonhou um dia ser incluso em atividades como esta é a nossa recompensa. Isso nos traz a certeza que o trabalho desenvolvido por cada profissional vem transformando a vida dos nossos usuários com a socialização, a interação, o brincar e ensinar. A inclusão é nosso papel para o desenvolvimento deles. Parabenizo minha equipe, que não mede esforços em fazer o melhor aos nossos usuários”. Ele também agradeceu ao apoio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O Natea está inserido no Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), composto ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e a Policlínica. O Núcleo atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que possuem a carteira Ciptea, emitida pela Sespa, encaminhadas pela Atenção Básica dos 16 municípios da Região de Integração Rio Caeté.

O Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista dos Caetés integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade atende usuários totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fica na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Ascom/Natea