Alunos do Ensino Médio de Bragança visitam Universidade do Estado do Pará, em Belém
Eles conheceram as formas de ingresso e os Centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE), de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), entre outros
Nesta sexta-feira, 20, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Centro Educacional João Paulo II, de Bragança, tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos campi da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém. A visita teve o objetivo de disponibilizar informações sobre os cursos ofertados pela instituição, formas de ingresso, assim como apresentar os espaços da Universidade. Após o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), os alunos também visitaram o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
Depois de quatro horas de viagem, os alunos foram recepcionados ao som de saxofone, na Sala de Recitais do CCSE. Houve a explanação sobre o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), responsável pela execução do Processo Seletivo (Prosel) da Uepa, seguida da apresentação dos cursos da Universidade, que foi proferida por coordenadores e assessores pedagógicos. A programação ainda incluiu um lanche servido pelo Centro e um tour pelos espaços da instituição.
A psicóloga escolar do Centro Educacional João Paulo II, Luciana Garcia Lima, afirma que a visita faz parte de um projeto desenvolvido pela escola, intitulado "Autoconhecimento para Ser e Escolher", que objetiva estimular o contato dos alunos com as instituições, bem como com profissionais já atuantes no mercado de trabalho, para que possam conversar e sanar dúvidas.
“Pensamos em proporcionar essa visita à Uepa para que os alunos tenham a vivência de uma universidade pública. Entramos em contato com a instituição e fomos bem aceitos. Faz parte do nosso projeto viabilizar esses momentos fora da escola”, disse a psicóloga do Centro Educacional João Paulo II, Luciana Lima.
Ela informou que grande parte dos estudantes têm interesse de ingressar na Uepa, principalmente, no curso de Medicina. “Nos anos passados, quando trabalhava com outros alunos do Ensino Médio, tivemos muitas inscrições no Prosel. Neste ano, não será diferente”, assegura a psicóloga.
Estudar na Universidade do Estado do Pará é um sonho para a aluna de Bragança Júlia Silva, que participou da visitação à Uepa. Ela ainda está em dúvida se optará por se inscrever no Prosel para o curso de Enfermagem ou Medicina. “É um sonho fazer a Uepa, pois é uma instituição muito renomada. Seria muito gratificante eu passar em um curso daqui. Essa visita faz muita diferença, pois amplia o saber dos alunos sobre a instituição”, ressalta.
A importância de divulgar os cursos da Uepa junto às escolas de educação básica é enfatizada pela técnica pedagógica da Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (CAOP) do CCSE, Tâmara Pereira, que conduziu a visita dos alunos no Centro. “Queremos mostrar para os estudantes que a Uepa é acessível, que os alunos do interior têm sim condições de entrar numa universidade pública”.
Prosel - As inscrições para o Processo Seletivo 2024 da Uepa iniciaram nesta sexta-feira, 20, e seguem até o dia 9 de novembro, exclusivamente de forma on-line. São ofertadas 3.586 vagas em cursos de graduação das áreas de educação, saúde e tecnologia. Para mais informações, acesse o edital, disponível aqui.