Parceria entre Exército e Seduc garante aulas preparatórias ao Saeb no 'Paes de Carvalho'
Edição 2023 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será entre os próximos dias 23 de outubro e 10 de novembro em todo o Brasil
Uma parceria entre o Comando Militar do Norte (CMN) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Colégio Estadual Paes de Carvalho, proporcionou aulas de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aos estudantes da unidade. As aulas foram realizadas no auditório do CMN nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), em Belém. O Colégio fica localizado no bairro da Campina, às proximidades do Quartel-General Integrado (QGI), onde está sediado o Comando.
''A parceria com o Comando Norte foi muito boa porque a gente conseguiu juntar todas as turmas de manhã pela manhã e as da tarde pela tarde e fazer um trabalho diferenciado com eles. Foram envolvidos todos os professores de Matemática da escola e de Língua Portuguesa, não somente os do terceiro ano, então eles puderam ter metodologias diversas, caminhos diversos, e esse foi mais um momento muito proveitoso. Nós agradecemos muito ao general Wellington, o comandante militar do Norte, por essa parceria de sucesso'', destacou a diretora do Colégio, Alinne Castro.
Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Marvin Reis conta que as aulas foram bastante proveitosas e que o espaço foi acolhedor. ''Gostei bastante do aulão, principalmente de Língua Portuguesa e Matemática, onde achei bastante importante as dicas que os professores deram pra gente, tanto para o Enem, quanto para o Saeb, né? Eles fizeram uma dinâmica bem bacana, com os materiais lá no Exército, um local super bacana para os estudantes, então todos gostaram bastante'', contou ele.
A diretora ressaltou que desde setembro conversa com o CMN para fomentar futuras parcerias, que contam com a presença do Exército na região. ''Vão acontecer outros eventos em conjunto com o Comando Militar do Norte, para que a gente possa alavancar o nosso objetivo, aumentando a autoestima dos nossos alunos, trazendo metodologias diferenciadas, e fazer com que eles também já entrem em um ritmo de vestibular, pré-Enem, Nós também vamos fazer outras aulas, tanto de ciências naturais quanto de ciências humanas, para que eles consigam chegar lá também com sucesso'', finalizou a gestora escolar.
Saeb - Em todo o Brasil, as provas são aplicadas em escolas públicas e privadas, que possuam estudantes matriculados no 5º ano e no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série e 4ª série do Ensino Médio e suas modalidades, como Educação Profissional e Tecnológica. Dessa maneira, as médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).