Vencedores do concurso da Romaria Fluvial 2023 recebem premiações
Mais de 250 embarcações se inscreveram no evento, que premiou três participantes em duas categorias
Vencedores do concurso de embarcações da Romaria Fluvial 2023Os troféus para as embarcações vencedoras do 36º Concurso de Ornamentação da Romaria Fluvial 2023 foram entregues na manhã desta quinta-feira (19), no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, em Belém. Mais de 250 embarcações se inscreveram para concorrer no trajeto de 10 milhas pelas águas da Baía do Guajará.
Participaram da solenidade de entrega o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa; o capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, Ewerton Rodrigues Calfa, e o coordenador da Festa de Nazaré, Antônio Salame.
Antônio Salame, capitão Ewerton Rodrigues Calfa, José Maria e o secretário adjunto Lucas Vieira
Na cerimônia foram conhecidos os nomes das embarcações, proprietários ou locatários e decoradores vencedores do Troféu Carlos Rocque, jornalista, historiador e idealizador da Romaria Fluvial no ano de 1986. O troféu da edição 2023 foi confeccionado pelo ceramista Levy Cardoso - filho do Mestre Raimundo Cardoso, do Distrito de Icoaraci - e pelo artesão Eugênio Oliveira.
Antônio Salame, Telma Pereira e Eduardo CostaTurismo e segurança - O secretário Eduardo Costa destacou a importância da Romaria Fluvial para o turismo do Pará. “Essa premiação já é o marco de uma procissão que encanta turistas do Brasil e do mundo. Uma romaria fluvial que foi criada, pensada e idealizada dentro do turismo paraense por Carlos Rocque. Um evento que é um privilégio para quem participa”, frisou o secretário, destacando também a importância da segurança da navegação feita pela Capitania dos Portos.
“Eu só tenho a agradecer pela incrível oportunidade de ter participado do Círio pela primeira vez. Eu não sou paraense, mas foi uma experiência muito gratificante e emocionante”, declarou o capitão Calfa.
As premiações incluíram duas categorias: Embarcações Regionais (categoria A) e Outros Tipos de Embarcações (categoria B). A comissão julgadora escolheu os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria. Entre as Embarcações Regionais, que incluem cascos de madeira ou aço, com dois ou até três conveses, e normalmente transportam passageiros em rede para diversas localidades da Amazônia, o primeiro lugar foi conquistado pela “Cidade de Santarém II”, representada por José Maria Xavier de Freitas. A embarcação “Borari”, representada por Pietro Sampaio Brandão, e decorada por Paola Sampaio, ficou em segundo lugar. Já o barco “Conquista” ficou na terceira colocação, representado por Telma Pereira.Troféu criado por Levy Cardoso e Eugênio Oliveira
“Fico muito contente e agradecido por esse trabalho realizado, em que fomos recompensados por essa premiação”, disse José Maria, vencedor da categoria A.
“Obrigado por essa oportunidade e premiação. O Círio Fluvial é a mais importante pauta dessa empresa familiar. Aguardamos o ano inteiro por esse momento. Receber esse prêmio da Setur é um reconhecimento e uma honra pra nós. Estamos há mais de 10 anos investindo no turismo da Amazônia. O Círio de Nazaré é realmente impressionante”, afirmou a decoradora Paola Sampaio.
Secretário Eduardo Costa ao lado de premiadosOutras embarcações - A categoria Outros Tipos de Embarcações foi composta por ferry boats, balsas, empurradores, iates, lanchas, veleiros e pesqueiros, e foi vencida por “San Marino”, representado por Nazaré Seixas, e pela equipe de decoradores da comunidade São Judas Tadeu.
O segundo lugar ficou com a embarcação “Ana Beatriz VIII”, representada pelo decorador Cristiano Viana, e o terceiro com “Vitória IV”.
“Muito gratificante participar. É a primeira vez que somos premiados. A nossa arrecadação do Círio Fluvial é toda para as famílias carentes da nossa comunidade e ribeirinhos da Ilha Grande, que faz parte de Belém”, contou Nazaré Seixas.
As embarcações concorrentes foram identificadas durante a romaria com uma flâmula náutica do Círio. A avaliação coube a um grupo de cinco jurados. Fizeram parte da banca julgadora a atriz Marta Ferreira, coordenadora do Núcleo de Artes da Prefeitura de Belém; o fotógrafo Alexandre Baena; o diácono João Fialho, da Paróquia São José e TV Nazaré; o guia de turismo Guilherme Martins, e a influencer de Gastronomia Médice. Eles pontuaram as embarcações com notas de 01 a 10, em cada quesito, de acordo com os itens do regulamento: Ornamentação Religiosa; Postura da Tripulação e Obediência, horário e percurso do cortejo (a segurança na navegação).