Usinas da Paz realizam torneio de manbol, modalidade genuinamente paraense
Uma apaixonante modalidade esportiva, genuinamente paraense, chegou agora nas Usinas da Paz. Desde esta quinta-feira (19), as Usinas da Paz Bengui e Terra Firme, em Belém, iniciaram um torneio de manbol, que promete encher de energia as quadras e alegrar os jovens atendidos pelo Governo do Estado. Esta iniciativa também será ofertada nas demais UsiPaz em funcionamento.
O evento é uma parceria da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) com a Federação Paraense de Manbol que, no Bengui e Terra Firme, segue até amanhã (20), com atividades para crianças, a partir de 10 anos de idade. Nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h.
“Estamos trazendo essa nova modalidade esportiva que vem agregar vários valores e mostrar para comunidade como funciona. Queremos incentivar esse esporte, mostrar que foi algo criado aqui no Estado do Pará e contar para essa criançada como funciona, como surgiu esse jogo. Foi criado a partir de uma brincadeira entre dois amigos que estavam brincando com uma manga e surgiu a ideia de fazer um jogo. O manbol tem uma regra muito simples de jogar, é o único esporte no mundo que se joga com duas bolas e o objetivo principal do jogo é marcar ponto na quadra adversária”, explicou Leandro Miranda, coordenador do projeto.
O estudante Alan Miranda, de 19 anos, jogou pela primeira vez e aprovou o esporte. “Eu amei, tem certas semelhanças com o vôlei e é bem fácil de aprender. Eu achei super inovador, se continuar com esse esporte aqui na Usina da Paz vou querer participar mais vezes com certeza”, disse.
A estudante Jayanne Emanuelly, de 12 anos, que já tinha conhecimento sobre a prática do manbol. “Eu já conhecia o esporte porque apresentaram na minha escola uma vez e aí quando fiquei sabendo que ia ter o torneio aqui na Usina da Paz, vim participar. Achei muito divertido jogar com mais gente, faz a gente se movimentar”, disse a jovem.
Conheça o esporte - O manbol está ganhando o mundo e agora tem conquistado o coração dos jovens das Usinas da Paz. É uma versão empolgante do futebol, com regras e características únicas. Ele surgiu como uma alternativa que combina as melhores partes do futebol e do handebol, adaptadas para os espaços disponíveis nas comunidades.
No manbol, os jogadores precisam demonstrar habilidade, agilidade e estratégia, já que a bola é menor e os times são menores em número, o que torna o jogo mais dinâmico. Além disso, as regras são simplificadas, garantindo que a diversão seja o foco principal. Com uma mistura empolgante de dribles, passes e gols, o manbol é uma atividade esportiva que promove o trabalho em equipe, a camaradagem e a competição saudável.
O torneio, realizado nas Usinas da Paz Bengui e Terra Firme, é uma oportunidade para os jovens das comunidades demonstrarem suas habilidades e paixão pelo esporte. A Seac, em conjunto com a Federação Paraense de Manbol, está comprometida em promover a prática esportiva e a inclusão social, proporcionando um ambiente divertido e estimulante para os participantes.
Neste evento, a animação das crianças e jovens é contagiante, com risos, aplausos e torcidas fervorosas a cada lance emocionante. O manbol tem se destacado como uma atividade que não apenas promove a saúde e o bem-estar, mas também fortalece os laços da comunidade.
A inscrição para participar das partidas é gratuita. Veja o cronograma do torneio nas próximas Usinas da Paz:
26 a 27/10
UsiPaz Jurunas/Condor
UsiPaz Marituba
UsiPaz Parauapebas
09 a 10/11
UsiPaz Guamá
UsiPaz Icuí-Guajará
UsiPaz Canaã dos Carajás
17 a 18/11
UsiPaz Cabanagem